Curta sobre imigração negra e websérie da cultura cigana são lançados no Cine Teatro Cuiabá x5e4v
As obras audiovisuais foram produzidas pela Kaiardon Produções, com recursos da Lei Aldir Blanc 5eu4w
Duas produções audiovisuais selecionadas em editais da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT) serão lançadas nesta terça-feira (25), às 19h, no Cine Teatro Cuiabá. O filme ‘Intersecção – A História de Quem Migra’ trata de questões da imigração negra, e a minissérie ‘Diva e as Calins de Mato Grosso’ aborda a cultura cigana pela perspectiva de vida das mulheres.
As obras audiovisuais foram produzidas pela Kaiardon Produções, com recursos da Lei Aldir Blanc, por meio dos editais MT Nascentes e Conexão Mestres da Cultura.

Créditos: (Karen Ferreira/Divulgação)
Imigração negra 4m2az
Dirigido por Rodrigo Zaiden (Chapada dos Guimarães-MT), com direção de fotografia de Maira Zenun (Lisboa – Portugal) e produção executiva de Rauta (Belo Horizonte-MT), ‘Intersecção – A História de Quem Migra’ aborda a imigração negra e seus cruzamentos em Cuiabá e Lisboa.
O trabalho iniciou em 2017, quando o diretor fez um intercâmbio em Lisboa e realizou o registro de reflexões sobre questões que afetavam os imigrantes negros oriundos do Brasil e países como Moçambique e Guiné Bissau. E teve continuidade quando Zaiden se mudou para Mato Grosso e percebeu que os imigrantes negros em Cuiabá avam por situações parecidas com as que vivenciou em Lisboa, incluindo na obra imigrantes vindos de Senegal, Moçambique e Haiti, que vivem em Cuiabá.
Cultura cigana 1p1kb
Já Diva e as Calins de Mato Grosso é realizada pela Associação Estadual das Etnias Ciganas de Mato Grosso (Aeec-MT), com direção de Aluízio de Azevedo, direção de fotografia de Karen Ferreira e produção executiva de Fernanda Caiado e Lucélia Márcia Pereira de Lima.
A minissérie é um dos produtos transmídia do projeto ‘Diva e as Calins de Mato Grosso: Ontem, Hoje e Amanhã’, que premiou a raizeira e benzedeira cigana Maria Divina Cabral, a Diva, como mestra da cultura mato-grossense. O filme retrata a história de vida de Diva e outras quatro mulheres ciganas Nerana, Irandi, Terezinha e Nilva, também consideradas como mestras da cultura cigana da etnia Calon.