'Maré alta': nível de Rio Araguaia sobe e proporciona belas imagens 64724u
Defesa Civil alerta para o perigo do rio cheio 6k4t49
O internauta Júnior Riberito, morador de São Félix do Araguaia, a 1.159 km de Cuiabá, fez um bela imagem do Rio Araguaia, que corta a cidade. Próximo ao anoitecer, ele, que eava de barco, fez um imagem da orla, com o água quase chegando nas calçadas.
O vídeo postado no Instagram viralizou e foi replicado em outros perfis.
No entanto, a Defesa Civil do município faz um alerta para o risco oferecido pelas águas “altas”. A ANA (Agência Nacional de Águas), em conjunto com a Sema (Secretaria de Estado de Meio Ambiente) também estão de olho no volume do Araguaia.
Informações sobre o nível do rio coletadas na Estação Telemétrica, no início desta semana, às 7h da manhã, registrou o nível hidrológico de 7,92m. Às 19h constava 8,09m.
Segundo o coordenador da Defesa Civil, Ricardo de Cubas, a situação é preocupante, mas ainda sob controle, através de monitoramento diário do nível do Araguaia.

“Temos monitorado também a situação na zona rural de São Félix do Araguaia, especialmente nos projetos de assentamentos. Até o momento não é necessário decretar situação de emergência. No entanto, a situação pode se agravar”.
O Rio 4d5t2r
O Araguaia, cuja nascente está na Serra do Caiapó, próximo ao Parque Nacional das Emas, no município de Mineiros (GO), tem uma extensão de 2.115km, banhando os estados de Goiás, Mato Grosso, Tocantins e Pará. Ele desemboca no Tocantins, lá no Bico do Papagaio. Seus principais afluentes são os Rios Água Limpa, Babilônia, Caiapó, Diamantino, Cristalino, Crixá-Mirim, Javaés, das Mortes, do Peixe I, do Peixe II, Pintado, Matrinxã e Vermelho.
LEIA MAIS: 371h4
Gari ‘viraliza’ nas redes sociais e ganha status de celebridade.