Indígenas do Parque do Xingu participam de curso de capacitação técnica 2o1l3k
Participaram das aulas os indígenas pertencentes às etnias Ikpeng, Kayabi e Kamayurá 372r30
Dois cursos foram realizados nesta semana para 20 indígenas do Parque Nacional do Xingu, de São Félix do Araguaia, a 1.050 quilômetros de Cuiabá. A capacitação foi ofertada pelo Senar-MT (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso).
Participaram das aulas os indígenas pertencentes às etnias Ikpeng, Kayabi e Kamayurá.

Os cursos ofertados foram o de planejamento para implantação de turismo rural com oportunidades de negócios e economia criativa no turismo rural na aldeia Ilha Grande, em Querência.
Segundo a instituição, as qualificações tiveram o intuito de preparar os indígenas para as diversas atividades turísticas que acontecem nas aldeias.
Além disso, os conhecimentos reados a esses povos os ajudarão a definir como serão feitos os planos de visitação nesses lugares dentro das regras legais, que dará mais autonomia e gerará renda.
Indígenas aprendem sobre etnodesenvolvimento 3a255
Por meio do etnodesenvolvimento – termo usado para designar a preocupação com o desenvolvimento de indígenas – no ano de 2017, foi aprovado pela Funai (Fundação Nacional do índio) o primeiro plano de visitação nas aldeias.
A primeira que recebeu esse projeto foi Naruvôtu, que beneficiou também a aldeia Kalapalo. Em 2019, foi a vez das aldeias Tehuhungu – etnia Kalapalo; e Ngahünga – etnia Matipu.
Os planos de visitação seguiram para outras aldeias também no ano de 2020 e 2021 e devem permanecer em 2022.
Além do Senar, a realização dos cursos teve parceria com a CR (Coordenação Regional do Xingu) e Sindicato Rural de Canarana.