O frio está chegando em MT! Temperaturas devem cair a partir de terça-feira 6zu3q
De acordo com a Climatempo, o calor ainda predomina entre os dias 23 e 27 de maio, com sol forte, baixa umidade do ar e temperaturas acima dos 33 °C em muitas cidades, mas a massa de ar polar que avança pelo Centro-Oeste trará os primeiros dias de frio mais marcante em 2025. 6h2l6m
Uma frente fria vinda do sul do país vai mudar o clima em Mato Grosso nos próximos dias. O início da última semana de maio começa com calor intenso, mas termina com queda acentuada nas temperaturas em várias regiões do estado. A massa de ar polar que avança pelo Centro-Oeste trará os primeiros dias de frio mais marcante em 2025.
De acordo com a Climatempo, o calor ainda predomina entre os dias 23 e 27 de maio, com sol forte, baixa umidade do ar e temperaturas acima dos 33 °C em muitas cidades. Veja a previsão para a próxima semana em Mato Grosso abaixo:

No entanto, a mudança no tempo deve ocorrer a partir da quarta-feira (28), quando há chance de pancadas de chuva isoladas em pontos do sul e centro do estado.
A virada acontece mesmo entre os dias 29 e 30, quinta e sexta-feira, quando os termômetros devem despencar, especialmente nas cidades mais ao sul e sudoeste de Mato Grosso. Cidades como Rondonópolis, Cáceres, Pontes e Lacerda, Tangará da Serra, Cuiabá e região, sentirão os efeitos da massa polar.
Em Rondonópolis, a 218 km de Cuiabá, as máximas que nesta sexta-feira (23) am dos 34 °C, devem cair para 24 °C até sexta-feira (30). Já as mínimas podem chegar aos 15 °C, com sensação de frio mais intensa ao amanhecer.
Na capital Cuiabá e região, o calor segue firme até o início da próxima semana, mas a previsão aponta queda gradual de temperatura a partir de quarta.
Entre os dias 29 e 30 de maio, as mínimas devem ficar próximas dos 17 °C, com máximas que não devem ar dos 26 °C — um contraste considerável com os mais de 34 °C registrados nesta semana.
Em Tangará da Serra, a 242 km de Cuiabá, a queda térmica também será sentida com força. A previsão indica mínima de 16 °C na sexta-feira, e os ventos mais frios devem intensificar a sensação de frio ao longo do dia. A cidade, que sofre com o calor e tempo seco, pode experimentar um alívio momentâneo no final do mês.
Na região oeste, Pontes e Lacerda, a 483 km da capital, terá mudança semelhante. Após dias de sol forte e calor, a previsão é de chuva leve e temperaturas entre 15 °C e 26 °C nos últimos dois dias do mês.
Cáceres, a 220 km de Cuiabá, no sudoeste do estado, sentirá o impacto da frente fria já na quarta-feira, com aumento da nebulosidade e possível chuva isolada. A queda nas temperaturas será acentuada: a mínima deve atingir 14 °C no dia 30 de maio.
Frio ageiro, mas marcante 2xii
Segundo os meteorologistas da Climatempo, essa frente fria deve ser rápida, com impacto maior nos últimos dias de maio e início de junho. No entanto, é um sinal de que o inverno começa a se aproximar, com possibilidade de novas ondas de frio ao longo das próximas semanas.