Tem eletrônico em casa e quer jogar fora? Saiba onde descartar 671u2k
Brasil é considerado o quinto maior gerador de resíduos eletrônicos do mundo e nem sempre a população sabe como descartar esses materiais 2j131n
O descarte de lixo é um problema e, no caso, de eletrônicos pode ser ainda mais complicado. Para auxiliar quem deseja destinar os resíduos da forma correta, a UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) criou um ponto de coleta e doação de materiais tecnológicos.

O projeto é da Facom (Faculdade de Computação) durante a Semana de Arrecadação de Lixo Eletrônico, que acontece entre os dias 20 e 23 de setembro. “Queremos promover o descarte correto e, principalmente, a sua reutilização, seja do equipamento todo ou de peças que possam ser retiradas e reaproveitadas”, destaca a professora Luciana Montera Cheung, coordenadora do projeto.
Leia mais n1u6n
Segundo a professora, os acadêmicos irão ficar no local de arrecadação e auxiliar na separação do material que funciona e do que não será aproveitado, bem como no seu armazenamento e destinação.
“Realizamos uma ação dentro da disciplina de Sociedade e Ambiente em 2017. Em 2022, transformei a ação em projeto de extensão e, assim, ampliamos a participação para estudantes de toda a Facom para atuarem como voluntários na comissão organizadora. Nossa expectativa é que, daqui pra frente, se torne uma ação anual”, explica.
O Brasil é considerado o quinto maior gerador de resíduos eletrônicos do mundo. Segundo pesquisa da Green Eletron em parceria com a Radar Pesquisas, entre os itens mais descartados estão os eletroeletrônicos de pequeno porte. Infelizmente, de acordo com o levantamento no Brasil, apenas em 2019, mais de dois milhões de toneladas de lixo eletrônico foram descartadas e somente 3% desse volume foi reciclado.
O que entregar? 4y302j
- Computadores
- Notebooks
- Mouse
- Tablets
- Celulares
- Teclados
- Videogame
- Equipamentos eletrônicos e eletrodomésticos em geral de pequeno porte, ou, ainda, partes dos itens eletrônicos.
“Não receberemos apenas televisores de tubo, pilhas e lâmpadas”, reforça Luciana. “Os itens poderão ser entregues em frente à entrada da Facom. Quem for até lá também poderá verificar se há algo que foi descartado e ainda possa ser aproveitado, ter alguma outra serventia”, comenta a professora.
Para a ação, a Facom conta com o apoio da Dides (Diretoria de Sustentabilidade). “Será um momento de reaproveitamento, troca e destinação correta do que for descartado. No final da semana, a Diretoria será responsável por coletar o que restar e destinar a uma associação de recicladores de material eletrônico. Estão todos convidados a participar”, explica do diretor Leonardo Chaves de Carvalho.
“Também estamos negociando com outros professores da Faculdade e de outras unidades que podem aproveitar o que for arrecadado em projetos e ações de ensino e extensão”.
FALE COM O PP 6s423v
Para falar com a redação do Primeira Página em Mato Grosso do Sul, mande uma mensagem pelo WhatsApp. Curta o nosso Facebook e nos siga no Instagram.