Velório de jornalista será aberto ao público na Câmara Municipal 243730

Durante sessão na Câmara nesta 5ª, a comunicadora foi lembrada pelo seu trabalho no jornalismo sul-mato-grossense k3qy

A jornalista Vanessa Ricarte, 42 anos, vítima de feminicídio e será velada nesta quinta-feira (13) na Câmara Municipal de Campo Grande, em um velório aberto ao público.

Infelizmente, ela se torna a 2ª vítima deste crime em Mato Grosso do Sul em 2025, aumentando a triste estatística de feminicídios no estado.

Comunicadora chegou a ser socorrida, mas não resistiu aos ferimentos (Foto: Reprodução/Instagram)
Comunicadora chegou a ser socorrida, mas não resistiu aos ferimentos (Foto: Reprodução/Instagram)

A Câmara Municipal de Campo Grande expressou tristeza e indignação pela morte de Vanessa Ricarte. O velório acontecerá no Plenário Oliva Enciso, e o sepultamento será em sua cidade natal, Três Lagoas.

O presidente da Câmara, vereador Epaminondas Neto, o Papy (PSDB), destacou a importância de medidas urgentes para combater a violência contra as mulheres, ressaltando que Campo Grande é uma das capitais com o maior número de feminicídios no Brasil. Vanessa, de 42 anos, foi assassinada a facadas pelo ex-noivo, preso em flagrante. A Câmara se solidariza com a família e amigos, reiterando seu compromisso em fortalecer a proteção às mulheres.

“Hoje pela manhã fomos surpreendidos com a trágica notícia do falecimento da jornalista Vanessa, que também foi servidora pública municipal aqui de Campo Grande, que fazia um grande trabalho no meio do jornalismo em Campo Grande, mais uma mulher vítima de feminicídio e nós aqui da Câmara Municipal nos solidarizamos com a família, com essa perda irreparável dessa grande jornalista. E em nome disso, a Câmara de Vereadores receber o seu espaço para que por uma última vez possamos homenagear a vida e história da Vanessa com o seu velório aqui na Câmara Municipal, no espaço público, na casa do povo. Então, mais uma vez prestamos as nossas condolências à família e precisamos investir em políticas públicas eficientes no combate ao feminicídio e à violência contra a mulher”, disse Epaminondas Neto, presidente da Câmara de Campo Grande.

Leia mais n1u6n

  1. Mulher é esfaqueada pelo noivo horas após denunciar agressor em Campo Grande 4r6h28

  2. Morre jornalista atacada pelo ex-noivo em Campo Grande l134s

A prefeita Adriane Lopes (PP) expressou sua indignação nas redes sociais, ressaltando que este é um dia muito triste não apenas para as mulheres de Campo Grande, mas para todas as mulheres do mundo. Ela lembrou que Vanessa foi uma grande profissional, que trabalhou na agência de habitação do município, e lamentou a brutalidade do crime.

“Dia muito triste para as mulheres de Campo Grande, para as mulheres do mundo. Mais uma vítima de feminicídio, a Vanessa. A Vanessa já foi jornalista, da agência de habitação do município, uma grande profissional. E hoje, nós temos a triste notícia da forma como ela foi brutalmente assassinada. Nós não podemos nos calar. E vamos levantar a nossa voz, mulheres, para salvar vidas e salvar mulheres, não só para a nossa cidade, mas onde pudermos alcançar os meus sentimentos a todos os familiares e amigos da família.”, afirmou.

O governador Eduardo Riedel (PSDB) também se manifestou, relatando seu impacto e indignação ao saber da notícia. Ele enfatizou a necessidade de que os responsáveis por tais crimes não escapem da justiça, estendendo suas condolências à família de Vanessa e a todas as vítimas de feminicídio.

“Pessoal, chegando aqui no gabinete agora de manhã cedo e me deparei com a notícia do falecimento da Vanessa, e fiquei profundamente impactado, indignado com essa situação por ela, pelas famílias, envolvidas em casos como esse, e ainda ocorrem com muita frequência aqui no nosso estado, né? Isso não pode de maneira nenhuma ar com impunidade para ninguém envolvido nessa situação.
Então aqui lamento profundamente meu sentimento, a família da Vanessa, aos colegas de trabalho, né, a todos os que estão próximos e a todas as famílias, né, que viveram, eh, vivem esse drama da perda por feminicídio, de alguém próximo. Então, no sentimento, a família, os colegas da Vanessa.”

Gerson Claro (PP), presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul, lamentou a tragédia e reforçou a importância da campanha “Todos por Elas”, que busca conscientizar sobre a violência contra a mulher. Ele destacou que este é o segundo caso de feminicídio no estado neste ano e a Casa se solidariza com a perda irreparável de Vanessa.

“Dia muito triste para iniciar nossa sessão, nós temos feito trabalho firme com a campanha Todos por Elas. Mais uma vítima de feminicídio, esse ano é segundo caso, primeiro em Campo Grande. Nós de novo reforçando necessidade de manter trabalho de conscientização e indignação da nossa parte, fica registrado em nome da Casa nossa tristeza e pesar pelo falecimento de maneira trágica da jornalista Vanessa Ricarte.”

vanessaricarte
Vanessa Ricarte, jornalista (Foto: Redes Sociais)

Ataque 314h25

Vanessa foi atacada com uma faca pelo ex-noivo, o músico Caio Nascimento, na tarde de quarta-feira (12), logo após registrar um boletim de ocorrência contra ele por ameaças e violência doméstica. Ela foi levada em estado grave para a Santa Casa de Campo Grande, mas não resistiu aos ferimentos.

O agressor foi preso em flagrante e encaminhado à Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (Deam).

Campanha BASTA
Logo da Campanha Basta, do Primeira Página. (Foto: Divulgação)

FALE COM O PP 6s423v

Para falar com a redação do Primeira Página em Mato Grosso do Sul, mande uma mensagem pelo WhatsApp. Curta o nosso Facebook e nos siga no Instagram.

Leia também em Segurança! 3v1j16

  1. Operação Baal investiga grupo criminoso de roubo na modalidade 'novo cangaço', em São Paulo. (Foto: Polícia Federal)

    Quadrilha contratava garotas de programa como iscas e usava disfarces para caçar vítimas 231n4j

  2. Grupo investigado na morte de Zampieri tinha “tabela de preços” para assassinatos 5hxv

  3. Empresário que atropelou mulher e destruiu deck começou confusão na fila do banheiro 1nj4k

    Imagens de câmeras de segurança do restaurante japonês Haru, na Praça Popular,...

  4. Jornalista preso durante operação sobre morte de Nery é solto após pagar fiança 3y336e

    Cláudio Natal - que se apresenta como jornalista e perito - foi...

  5. Governo de MT decreta celas individuais para presos em segurança máxima 4kw1a

  6. Delegado alerta: “perigo não está mais nas ruas, mas dentro do quarto e do celular” 3m571x

    Durante entrevista ao telejornal Bom Dia Mato Grosso, da TV Centro América,...