Sem itens básicos, presos fazem 'vaquinha' no maior presídio de MT 4m706y

A ação, era realizada em “solidariedade” a outros presos que não possuíam condições financeiras para adquirir produtos no mercadinho da unidade 2tx4c

Uma inspeção realizada na Penitenciária Central do Estado (PCE), em Cuiabá, revelou que detentos organizaram “vaquinhas” para garantir a compra de itens básicos de higiene e limpeza, devido à ausência do Estado no fornecimento desses produtos essenciais.

A prática surgiu como uma tentativa de suprir as necessidades de presos que não possuem familiares ou condições financeiras para adquirir os produtos.

RELATORIO PRESIDIOS JUINA MERCADINHO

A inspeção, realizada pelo Grupo de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (GMF/TJMT), constatou que o problema não se limita à PCE.

Outras 30 unidades prisionais no estado apresentam as mesmas dificuldades estruturais e a precariedade no fornecimento de materiais de higiene e limpeza.

A situação se agravou após um decreto do governador Mauro Mendes (UB) determinar o fechamento dos mercadinhos internos dos presídios estaduais, locais onde os detentos podiam comprar produtos básicos com dinheiro enviado por familiares.

RELATORIO PRESIDIOS PCE LIMPEZA 2 2

Antes da medida, aqueles cujas famílias residem longe e não podiam visitá-los frequentemente depositavam valores nos mercadinhos para adquirir itens essenciais, como sabonete, creme dental e papel higiênico.

“Com a desativação do mercadinho, essa prática tornou-se inviável, colocando esses detentos em uma situação de maior vulnerabilidade, devido à dificuldade de o aos itens necessários para sua
subsistência”, diz o relatório da inspeção.

A venda de produtos dentro das penitenciárias é um direito garantido pela Lei de Execução Penal (LEP), que prevê a instalação de espaços para a venda de itens que não são fornecidos pelo Estado. Entretanto, uma operação do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO), realizada em 2024, revelou que os mercadinhos estavam sendo utilizados por facções criminosas como um esquema de lavagem de dinheiro dentro das unidades prisionais.

Durante a investigação, foram encontradas máquinas de contagem de dinheiro dentro das cantinas dos presídios. Em um vídeo exibido pela TV Centro América com exclusividade, Sandro Rabelo, conhecido como “Sandro Louco”, confessou que gerenciava um comércio paralelo dentro da PCE, que envolvia o controle da venda de produtos dentro da unidade.

Após a descoberta do esquema, o Governo do Estado determinou o fechamento definitivo dos mercadinhos, estabelecendo um prazo de 60 dias para que todas as cantinas fossem desativadas.

Apesar da justificativa da istração estadual, especialistas alertam que a medida não resolve o problema do controle das facções criminosas dentro do sistema prisional.

Leia mais n1u6n

  1. Comida podre, doenças e violência: o que inspeções revelam sobre prisões em MT 284i29

FALE COM O PP 6s423v

Para falar com a redação do Primeira Página em Mato Grosso, clique aqui. Curta o nosso Facebook e siga a gente no Instagram.

Leia também em Segurança! 3v1j16

  1. Afastado há 7 meses, juiz investigado pelo CNJ tem R$ 30 milhões bloqueados pela PF 2j305m

  2. MC Poze é preso no RJ por apologia ao crime e ligação com tráfico 3w6w5m

    Marlon Brandon Coelho Couto, conhecido como MC Poze do Rodo, foi preso...

  3. Trabalhador morre após cair de altura de 7 metros em Sinop. (Foto: TVCA)

    Trabalhador morre após cair de altura de 7 metros em Sinop 5x6g2l

    Um trabalhador que fazia a limpeza de um duto de esgoto morreu...

  4. Quadrilha utilizava caminhões frigoríficos para esconder drogas entre cargas de carne e enviá-las a outros estados. Imagem ilustrativa. (Foto: PF)

    Justiça determina afastamento de juiz em Vila Rica por suspeita de venda de sentença 1a3q1e

  5. saque automático

    Sindicatos estimam 17 mil servidores de MT afetados com descontos irregulares 394v61

    Os sindicatos que representam os servidores públicos de Mato Grosso estimam que...

  6. Operação Baal investiga grupo criminoso de roubo na modalidade 'novo cangaço', em São Paulo. (Foto: Polícia Federal)

    PF apreende 15 mil litros de diesel que seria levado para garimpo em terra indígena 6266x

    A Polícia Federal apreendeu 15 mil litros de óleo diesel que seriam...