Polícia flagra garimpo ilegal em área de preservação e prende 19 em MT 453c2q
Ação conjunta da PM flagrou extração clandestina de minério em plena atividade; local operava dentro de área protegida b54
Uma operação conjunta da Polícia Militar desarticulou, nessa terça-feira (13), um garimpo ilegal em plena atividade na zona rural de Aripuanã, no noroeste de Mato Grosso, a 976 km da capital.
No local, 19 pessoas foram flagradas realizando a extração clandestina de minério em uma área de preservação permanente. Todos os suspeitos foram presos por crime ambiental.

A ação faz parte da Operação Tolerância Zero e contou com a atuação de equipes do Batalhão de Polícia Militar de Proteção Ambiental, Força Tática e Rotam. As forças de segurança chegaram ao garimpo após denúncias recebidas pelo setor de inteligência da PM, que indicavam a existência do empreendimento funcionando de forma irregular em área protegida.
Ao chegar na região indicada, os policiais encontraram o garimpo em funcionamento, com diversos maquinários operando e intensa movimentação de pessoas. Além da degradação ambiental visível, foram localizados nove motores estacionários em atividade, além de duas motosserras e sete motocicletas.
Durante a vistoria, os agentes também apreenderam um revólver calibre .38 com seis munições. Ninguém assumiu a posse da arma.
Todo o material recolhido e os 19 suspeitos foram encaminhados para a delegacia de Polícia Civil de Aripuanã, onde o caso será investigado. A Polícia Militar reforça que denúncias anônimas podem ser feitas pelo telefone 190 ou pelo número 0800.065.3939.