Polícia de MS alerta para golpe dos falsos advogados 6t76a
Golpistas abordam as vítimas por mensagens de texto ou ligações telefônicas para obter dinheiro de forma fraudulenta 1f4g49
A Polícia Civil emitiu um alerta, nesta terça-feira (20), quanto ao grande número de golpes praticados por falsos advogados em Mato Grosso do Sul. Os criminosos se am por profissionais do direito ou funcionários do escritório, e pedem dinheiro de forma fraudulenta.

De acordo com o comunicado, os golpistas entram em contato com as vítimas por WhatsApp, e-mail ou ligação telefônica, utilizando nomes verdadeiros de advogados, bem como o logotipo do escritório onde trabalham.
Ainda conforme a polícia, na grande maioria das vezes, o argumento é que existem valores a serem liberados em processos judiciais, mas que parece recebê-los, é necessário pagar um certo valor via Pix para a suposta transferência.
Por isso, é orientado que a população fique atenta aos seguintes sinais:
- Solicitação de pagamento sem aviso prévio;
- Pressa ou urgência na transferência dos valores;
- Contatos realizados por meios não oficiais.
Em caso de recebimento da mensagem, a recomendação é não realizar nenhum pagamento sem confirmar, antes, a veracidade da informação. Além disso, é preciso confirmar a identidade do advogado no site da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) e contatar diretamente o escritório mencionado.
Se identificado o golpe, a vítima deve interromper imediatamente a conversa, guardar todas as provas, como capturas de tela, áudios, comprovantes de pagamento e documentos recebidos, bem como registrar um boletim de ocorrência.