PF investiga aliciamento de indígenas para votação em candidatos nas eleições de MT 3rc5n
Dois servidores da prefeitura de Brasnorte fariam parte do esquema, que envolvia fretamento de ônibus para transportar os eleitores indígenas 66v13
Foi deflagrada na manhã desta sexta-feira (8) a Operação Transporte Limpo, da Polícia Federal e Promotoria Eleitoral, que investiga um suposto aliciamento de indígenas, para que eles transferissem seus títulos eleitorais para votarem em determinados candidatos a vereador e prefeito em Brasnorte, a 580 km de Cuiabá.

Além do aliciamento e abuso de poder econômico, a Polícia Federal também investiga um suposto esquema de tentativa de transporte em massa dos eleitores indígenas, da etnia Enawene Nawe, até o local onde teriam que votar nos candidatos que seriam beneficiados.
Ainda segundo a PF, dois servidores da prefeitura de Brasnorte fariam parte do esquema, que envolvia fretamento de ônibus para transportar os eleitores indígenas.
Por meio de nota, a Prefeitura de Brasnorte afirmou que não tem conhecimento do teor dos fatos. “A Prefeitura de Brasnorte informa que, até o presente momento, não tomou conhecimento oficial do teor dos fatos apurados pela operação mencionada. Reiteramos nosso compromisso com a transparência e a
legalidade e asseguramos que, assim que tivermos o às informações detalhadas dos fatos, prestaremos todos os esclarecimentos necessários”.
A operação 4k2a30
Transporte Limpo, nome da operação, faz referência à prática de aliciamento por meio de transporte gratuito até um local de votação, que, como no caso citado acima, é indevida e compromete o processo eleitoral da cidade.