PF e Receita se unem contra venda de pneus contrabandeados em Campo Grande 3b721h
São cumpridos 17 mandados de busca e apreensão, um em Bonito e os outros na capital sul-mato-grossense 41301i
Polícia Federal e Receita Federal realizam nesta quarta-feira (16) duas operações contra a venda de pneus de origem paraguaia em Campo Grande. São cumpridos 17 mandados de busca e apreensão, um em Bonito e os outros na capital sul-mato-grossense. Os endereços são de centros automotivos e residências dos investigados.

As operações – chamadas de Tatu-Bola e Bad Tires – começaram com a prisão em flagrante de dois motoristas que transportavam grande quantidade de pneus de origem estrangeira que seriam entregues em centros automotivos de Campo Grande.
A partir disso, foi possível identificar os empresários que encomendavam e os responsáveis pelos pagamentos, todos alvos das duas operações realizadas nesta quarta-feira.
Segundo a Polícia Federal, investigados usavam a técnica chamada “bola de pneus” para trazerem os pneus de forma clandestina ao Brasil, ou seja, colocavam os pneus uns dentro dos outros para assim conseguirem aumentar em até cinco vezes a quantidade transportada.
O problema é que a técnica provoca a deformação na estrutura e segurança dos produtos. A prática é considerada ilegal e coloca em risco os motoristas, já que, apesar de novos, os pneus ficam com deformidades e ondulações.

Além disso, os pneus entram no país de forma clandestina, sem pagamento de imposto.
Nesta manhã, são cumpridos 17 mandados de busca e apreensão – 16 na capital e um em Bonito. Dos endereços, oito são de centros automotivos e os outros, residências ligadas aos responsáveis pelas empresas investigadas.
Um dos locais visitados fica no cruzamento entre as avenidas Ernesto Geisel e Euler de Azevedo.

Essa é a segunda grande ação contra esse tipo de crime em Campo Grande. Em novembro de 2023, uma ação conjunta entre Polícia Federal e Receita Federal resultou na operação Wrong Rong. Na data, cinco mandados de busca foram cumpridos e cerca de 6 mil pneus foram apreendidos.