PF cumpre mandados em MT em operação contra o tráfico de drogas 163h6m
Investigação já dura um ano e meio. Grupo comprava drogas na Bolívia e Colômbia e exportava ao mercado europeu 5z624b
A Polícia Federal cumpre mandados em Mato Grosso da operação Turfe, deflagrada nesta terça-feira (15) no Rio de Janeiro, contra o tráfico de drogas internacional. A investigação que já dura 18 meses aponta a existência de um grupo que compra drogas na Bolívia e Colômbia, e faz a internalização desse entorpecente, a logística de transporte e armazenamento no Brasil, e exporta ao mercado europeu.

No total, os agentes cumprem 20 mandados de prisão e 30 de busca e apreensão em Mato Grosso, Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná e Santa Catarina. Há também medidas de cooperação policial no Paraguai, Espanha e Emirados Árabes.
Ainda não foram informados quantos mandados são cumpridos em Mato Grosso e nem em quais cidades. As ordens judiciais foram expedidas pela 5ª Vara Federal Criminal do Rio de Janeiro, nos estados do Rio de Janeiro.
LEIA MAIS 24721m
Operação Letífero: policia apreende armas com alvos da ação
Nesse um ano e meio de apuração da PF, foram apreendidas mais de oito toneladas de cocaína tanto no Brasil, quanto na Europa. E mais de R$ 11 milhões foram arrecadados dos criminosos, ainda na fase sigilosa da operação, antes da deflagração.
No campo internacional, a investigação teve cooperação do DEA (Drug Enforcement istration) e da Europol.
O nome da operação faz referência a uma das formas de lavagem de capitais da organização criminosa: a aquisição e negociação de cavalos de corrida.