Operações miram alvos em MT por sonegação de R$ 370 milhões 4u424u

Os envolvidos sonegavam impostos por meio de fraudes fiscais relacionadas ao ICMS 653x52

Duas operações do MPMT (Ministério Público de Mato Grosso) e da Polícia Civil, foram deflagradas nesta quarta-feira (31) e cumprem 24 mandados, incluindo de prisões e busca e apreensão, contra envolvidos num esquema de sonegação fiscal. Os órgãos de regulação fiscal apuram na operações Déjà Vu e Odisseia que os criminosos causaram prejuízos de mais de R$ 370 milhões.

Carro da Defaz, da Polícia Civil, em operação.
Mandados de prisão, buscas, além de sequestro de bens, são cumpridos pelos agentes. (Foto: PJC)

Nas duas operações, foram expedidos mandados de busca e apreensão para sete cidades, em três diferentes estados. Entre elas, mandados são cumpridos em Cuiabá, Várzea Grande, Peixoto e Itanhanga, Novo progresso (PA) e Cascavel (PR).

Como funcionava o esquema 4e2h7

Os envolvidos sonegavam impostos por meio de fraudes fiscais relacionadas ao ICMS. Além da criação de diversas empresas de fachada, na operação Odisséia ficou constatado que o grupo criminoso se valeu de mentiras para induzir ao erro o Poder Judiciário, obtendo liminares indevidas, com o escopo de fraudar a fiscalização e lesar os cofres públicos.

Na mesma operação, foi observada a utilização de dados cadastrais de contadores já falecidos, fato que tinha o objetivo de dificultar a identificação e eventual punição do verdadeiro responsável contábil que operava para a organização criminosa.  

Já na operação Déjà Vu, assim como na outra operação, identificou-se a criação de diversas empresas registradas em nome de laranjas, com a intenção de viabilizar a sonegação de impostos, muito provavelmente mascarando a origem real dos produtos e o produtor rural responsável de fato pela expedição da nota fiscal. 

Sequestro de bens 67532

Dentre os bens sequestrados estão casas de luxo nos principais condomínios de Cuiabá, veículos, embarcações e o bloqueio de contas das pessoas investigadas, com o objetivo de reparar o dano ao erário.

A deflagração da operação conta com apoio das unidades da Polícia Judiciária Civil vinculadas à Diretoria de Atividades Especiais (GCCO, DECCOR, DRE e DRCI) e à  Diretoria do Interior (Regionais de Nova Mutum e Guarantã do Norte), além da Politec e Sefaz. 

FALE COM O PP 6s423v

Para falar com a redação do Primeira Página em Mato Grosso, clique aqui. Curta o nosso Facebook e siga a gente no Instagram.

Leia também em Segurança! 3v1j16

  1. Viviam em ônibus: 10 trabalhadores de MT são resgatados em situação análoga à escravidão 2a1t1k

    Dez trabalhadores da construção civil foram resgatados pela Polícia Civil e pelo...

  2. Operação contra crimes cibernéticos apreende 7 adolescentes em 11 estados 3g26b

    Uma operação nacional coordenada entre a Polícia Civil de Mato Grosso e...

  3. Avião declara emergência antes de pouso em Cuiabá 5r5p1n

  4. Adolescente de MT alvo de operação transmitiu morte de gato ao vivo para 400 pessoas 622i6f

    As investigações da Polícia Civil revelaram que o adolescente de 15 anos,...

  5. esposa e bebê

    Frio, feminicida planejava esganar e queimar esposa e bebê há 2 meses m3m1n

    João Augusto Borges de Almeida, de 21 anos, revelou os detalhes...

  6. Empresário que destruiu deck de restaurante em Cuiabá diz que atropelou tia por acidente 69u51

    O empresário José Clóvis Pezzin de Almeida, de 33 anos, se apresentou...