Operação Simulacrum: PMs presos são levados para a DHPP em Cuiabá 3e1c37

A movimentação está intensa na DHPP (Delegacia de Homicídio e Proteção à Pessoa) em Cuiabá na manhã desta quinta-feira (31). Policiais militares da Força Tática, Bope e Rotam estão no local e, mesmo debaixo de chuva, o entra e sai é grande. O motivo é a Operação Simulacrum, deflagrada pela Polícia Civil e o MPE (Ministério Público Estadual), contra PMs suspeitos de cometerem assassinatos.

Operação Simulacrum DHPP
(Foto: Ianara Garcia)

Ao todo, devem ser cumpridos 81 mandados de prisão temporária e 34 buscas e apreensões. Os alvos da Operação Simulacrum estão sendo levados para a DHPP, mas ainda não é possível confirmar quantos policiais já foram presos até o momento.

Os PMs são suspeitos de terem executado 24 pessoas, por meio da simulação de confrontos, e de tentarem ass, pelo menos, outras quatro vítimas em Cuiabá e Várzea Grande, região metropolitana da Capital.

LEIA MAIS 24721m

Operação cumpre 81 mandados de prisão contra PMs suspeitos de homicídios

A intenção dos crimes, de acordo com as investigações, era promover os nomes dos policiais envolvidos e de seus respectivos batalhões.

O Primeira Página tentou falar com a defesa dos citados, mas não obteve resposta.

Investigação 4k5f44

A operação faz parte das investigações que constam de seis inquéritos policiais em fase de conclusão, relativos a supostos “confrontos” com a PM. Os policiais, segundo a Polícia Civil e o MPE, tinham um “colaborador” que atraía interessados em cometer crimes patrimoniais para locais desertos, onde teriam ocorrido as execuções.

DHPP1
Presos em operação estão sendo levados à DHPP, na Capital. (Foto: Ianara Garcia)

No MPE, a apuração é do Núcleo de Defesa da Vida. Na Polícia Civil, os trabalhos são realizados pela DHPP de Cuiabá. 

Outro lado 1o5c4

A assessoria de imprensa da PM informou que vai se pronunciar sobre o caso ainda nesta quinta-feira.

Nome da operação  i3p6

Simulacrum é a tradução em latim de simulacro aquilo que tem aparência enganosa, por isso foi o nome escolhido para a operação, informaram a PJC e o MPE.

Outro lado 1o5c4

Por meio de nota, a Polícia Militar disse que está acompanhando o caso e que se preocupa com o pré-julgamento e execração pública de homens e mulheres que juraram defender a sociedade mesmo com o risco da própria vida..

“A Polícia Militar de Mato Grosso informa que está acompanhando o desencadeamento da Operação Simulacrum da Polícia Civil em que mandados judiciais de prisão e busca e apreensão estão sendo cumpridos.
Desde o início da operação a instituição através da Corregedoria – Geral e dos Comandos Regionais envolvidos estão acompanhando todas as conduções e oitivas. As associações ASSOADE, ACS, ASSOF disponibilizaram equipes jurídicas para acompanhar nossos policiais militares.
A PMMT repudia exposições desnecessárias e abusivas de seus membros, que sequer tiveram direito de defesa e reafirma o compromisso de estar ao lado dos policiais militares garantindo suas prerrogativas em todas as ações legitimas cometidas em serviço e em defesa do cidadão; é imperioso informar que a prisão é medida excepcional, que os investigados são policiais militares com vínculo funcional, têm residência fixa e que nunca se furtaram a responder aos questionamentos da Justiça.
Eventuais excessos serão questionados nas esferas competentes com a certeza de que a instituição é a principal interessada na elucidação do fato e de suas circunstâncias.
Outro fator preocupante é o pré-julgamento e execração pública de homens e mulheres que juraram defender a sociedade mesmo com o risco da própria vida.
A instituição ressalta que está colaborando com os trabalhos e fornecendo todo o e necessário para que ocorra o deslinde da referida operação da melhor forma possível”.

Matéria atualizada às 17h17 para inclusão de nota. 5p5mq

FALE COM O PP 6s423v

Para falar com a redação do Primeira Página em Mato Grosso, clique aqui. Curta o nosso Facebook e siga a gente no Instagram.

Leia também em Segurança! 3v1j16

  1. saque automático

    Sindicatos estimam 17 mil servidores de MT afetados com descontos irregulares 394v61

    Os sindicatos que representam os servidores públicos de Mato Grosso estimam que...

  2. Operação Baal investiga grupo criminoso de roubo na modalidade 'novo cangaço', em São Paulo. (Foto: Polícia Federal)

    PF apreende 15 mil litros de diesel que seria levado para garimpo em terra indígena 6266x

    A Polícia Federal apreendeu 15 mil litros de óleo diesel que seriam...

  3. “Chegou deformada”: mãe diz que filha morta por PM em Cuiabá foi espancada 353553

  4. Aluno

    Aluna denuncia na escola padrasto que estuprou e engravidou menina de 13 anos 281x3q

    Menina que denunciou o crime também foi abusada pelo suspeito. ...

  5. Campo Grande

    Jovem que matou PM aposentado e neto é preso em Campo Grande 15695h

    O suspeito de matar a tiros o PM aposentado Nelson Carvalho Vieira,...

  6. SARGENTO ODENIL MORTO EM CUIABA

    Um ano depois, suspeito de matar PM está à solta; "Que justiça seja feita", cobra família 5l7345