Operação Semana Santa: Agems fiscaliza transporte ilegal em oito rotas 624y2z
Ação se estende até a próxima segunda-feira (21), feriado de Tiradentes 5e4834
A Agems (Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos de Mato Grosso do Sul) iniciou nesta quinta-feira (17) a Operação Semana Santa, com foco na fiscalização do transporte irregular de ageiros nas rodovias do estado.

A ação se estende até a próxima segunda-feira (21), feriado de Tiradentes, e cobre oito rotas de grande circulação em MS.
A operação conta com apoio aéreo da Sejusp (Secretaria de Justiça e Segurança Pública). Um helicóptero está de prontidão para atuação imediata em caso de necessidade, e um drone também será utilizado para reforçar o monitoramento nas estradas.
Segundo a Agems, quem for flagrado realizando transporte clandestino de ageiros pode ser multado em até R$ 5 mil. O veículo também é apreendido na hora.
Desde 2023, a Agência já registrou 140 apreensões de veículos realizando transporte irregular no estado. Apenas em 2025, foram 36 casos, com destaque para a BR-262, entre Campo Grande e Corumbá, trecho com o maior número de ocorrências.
A principal irregularidade encontrada nas abordagens é a “carona cobrada”, prática em que motoristas oferecem transporte mediante pagamento sem autorização para atuar como prestadores de serviço.
Canal de denúncias 476119
A Agems reforça a importância da colaboração da população no combate ao transporte clandestino. Denúncias podem ser feitas pelo telefone 0800 600 0506, canal da Ouvidoria da agência.