No trono da floresta, a onça Medrosa repousa sobre um bioma em risco 1r1v57
Registro da onça-pintada Medrosa no Parque Encontro das Águas emociona e reforça alerta sobre as ameaças ao bioma. 6o1a37
Medrosa, uma das onças-pintadas mais conhecidas da região de Porto Jofre, no Pantanal mato-grossense, foi vista em um raro momento de paz, ao descansar sobre o tronco de uma árvore. A cena foi registrada no Corixo Negro, dentro do Parque Estadual Encontro das Águas, um dos maiores refúgios da espécie no mundo.

O vídeo foi publicado pelo perfil Jaguar Identification Project, que monitora onças na região e aproveitou o registro para fazer um alerta: “A Medrosa está em casa. Está calma, tranquila. Porque ainda tem água, alimento e segurança. Mas ela, e todos que vivem nesse ambiente único, estão sob constante ameaça”.
Veja:
Na legenda, o projeto cita queimadas, desmatamento, poluição e mudanças climáticas como os principais fatores que colocam o Pantanal em risco. Embora a imagem seja serena, o objetivo é lembrar que a permanência de cenas como essa depende diretamente da preservação do bioma.
“Mostrar essas cenas é lembrar que as onças precisam de um lugar saudável para viver, e que a natureza só sobrevive se for defendida todos os dias”, diz outro trecho da publicação.
Símbolo da vida selvagem pantaneira, Medrosa é mais do que um animal: é um lembrete do que ainda pode ser salvo — e do que pode ser perdido.