MT tem 1ª morte por chikungunya em Tangará da Serra no ano 4l706i

A vítima da 1ª morte por chikungunya em MT era um idoso de 73 anos, morador da cidade que enfrenta uma epidemia da doença ki2c

A 1ª morte por chikungunya neste ano em Mato Grosso foi confirmada pela SMS (Secretaria Municipal de Saúde) em Tangará da Serra, a 242 km de Cuiabá.

Enfrentando uma epidemia, a cidade registrou 1.868 dos mais de 2 mil casos da doença registrados no Estado, conforme o Ministério da Saúde.

Primeira morte por chikungunya foi confirmada em Tangará da Serra. (Foto: Paulo Whitaker/Reuters)
Primeira morte por chikungunya no ano foi confirmada em Tangará da Serra. (Foto: Paulo Whitaker/Reuters)

Morte por chikungunya 35353o

A vítima era um idoso de 73 anos, morador de Tangará, que possuía algumas comorbidades e não teve a identidade divulgada.

No último boletim epidemiológico divulgado na tarde dessa sexta-feira (8), já constam 2.408 casos da doença e outros 2.289 casos de dengue na cidade.

Na cidade, ações de combate ao mosquito transmissor estão sendo realizadas. Nesta segunda-feira (11), mais uma etapa do mutirão de limpeza começa em três bairros.

Além disso, a Secretaria de Saúde aguarda o resultado das armadilhas que foram instaladas para medir o índice de infestação no município.

Segundo boletim, 68 municípios de MT estão classificados com 'Risco Alto' para Dengue e Chikungunya. (Foto: Reprodução/ Assessoria SES-MT)
Tangará da Sera registrou 1.868 dos mais de 2 mil casos da doença registrados no Estado. (Foto: Reprodução/ Assessoria SES-MT)

Três unidades de saúde da cidade continuam atendendo casos suspeitos da doença em horários estendidos.

Sobre a epidemia enfrentada pela cidade, o secretário de Saúde da cidade, Wellington Bezerra, afirmou ao Primeira Página que há uma conversa direta com a população em relação às responsabilidades, uma vez que é necessário a conscientização da limpeza dos espaços residenciais, não deixando criadouros dos mosquitos.

1ª morte por dengue foi em Cuiabá 6k4v6u

Em Mato Grosso, cinco pessoas morreram por complicações causadas pela dengue e três casos estão em investigação.

Uma morte por dengue foi confirmada pela Secretaria de Saúde em Cuiabá na última quinta-feira (7). A vítima era um morador do bairro Residencial Coxipó, de 34 anos, que tinha uma doença autoimune. A morte foi no dia 10 de fevereiro.

O Informe Epidemiológico da Vigilância Sanitária demonstra que até a semana 08/2024 foram notificados 298 casos prováveis de dengue, dos quais 187 foram confirmados, com a confirmação da morte acima.

Segundo a SES-MT (Secretaria Estadual de Saúde), 59 municípios estão em situação de alerta para infestação de dengue, chikungunya, zika e febre amarela.

Conforme o  de Monitoramento das Arboviroses do Ministério da Saúde, até a data de 29 de fevereiro de 2024, o Brasil acumulou um total de 991.017 casos prováveis de dengue, com 207 óbitos confirmados e 674 óbitos ainda em investigação.

Proteção contra o vírus 5l1t4g

O mosquito transmissor da chikungunya é o mesmo que transmite a dengue e a zika: o Aedes aegypti. Vale lembrar que Mato Grosso está fora da imunização contra a dengue.

Segundo o Ministério da Saúde, foram compradas 5,2 milhões de vacinas neste ano. Em 2025, serão mais 9 milhões.

Cuiabá participa do 'Dia D de Mobilização Contra a Dengue' em bairros com altos índices de infestação do mosquito. (Foto: Davi Valle)
Cuiabá participou do ‘Dia D de Mobilização Contra a Dengue’ em bairros com altos índices de infestação do mosquito. (Foto: Davi Valle)

Pelo menos seis estados já declararam situação de emergência devido aos casos registrados de dengue na população, Mato Grosso não está incluso neles.

O período chuvoso tem aumentado os casos de dengue no Estado, já que há maior acúmulo de água parada e circulação de sorotipos da dengue nas cidades. Para se proteger do mosquito, é preciso adotar estratégias.

Entre as medidas, está cobrir caixas d’água, manter garrafas viradas para baixo, limpar calhas, entre outras medidas preventivas.

Leia mais n1u6n

  1. Secretaria de Saúde confirma 1ª morte por dengue em Cuiabá 5k32v

  2. Vacina contra a dengue: um risco aos pacientes oncológicos 6d3w11

  3. Tangará da Serra enfrenta epidemia de chikungunya com mais de 1,8 mil infectados 2n1e4o

FALE COM O PP 6s423v

Para falar com a redação do Primeira Página em Mato Grosso, clique aqui. Curta o nosso Facebook e siga a gente no Instagram.

Leia também em Segurança! 3v1j16

  1. Aluno

    Aluna denuncia na escola padrasto que estuprou e engravidou menina de 13 anos 281x3q

    Menina que denunciou o crime também foi abusada pelo suspeito. ...

  2. Campo Grande

    Jovem que matou PM aposentado e neto é preso em Campo Grande 15695h

    O suspeito de matar a tiros o PM aposentado Nelson Carvalho Vieira,...

  3. SARGENTO ODENIL MORTO EM CUIABA

    Um ano depois, suspeito de matar PM está à solta; "Que justiça seja feita", cobra família 5l7345

  4. Temporada de proibição de fogo no Pantanal de MT começa no domingo (1º) 5l5q6b

  5. mãe e filha

    "Peguei raiva dela": a chocante confissão do assassino de mãe e filha em MS 3l5264

    João Augusto Borges de Almeida, de 21 anos, está preso aguardando audiência...

  6. Presídio de Ponta Porã sem portão (Foto: Reprodução/TV Morena)

    Portão de presídio em Ponta Porã cai e deixa policial penal ferido 2y14n

    O portão do presídio masculino de Ponta Porã desabou na manhã desta...