Ladrões nômades invadiram apartamento de ex-governador no chute 4u1u3u

O crime já foi identificado em, pelo menos, cinco estados: Bahia, Pernambuco, Santa Catarina, São Paulo e Rio Grande do Sul 4873p

Os três ladrões que invadiram a casa do ex-governador Reinaldo Azambuja (PSDB) fazem parte de um grupo criminoso que roda o Brasil para furtar apartamentos de luxo. O alvo em Campo Grande foi escolhido por ser mais vulnerável, depois de uma pesquisa pelos prédios do Jardim dos Estados. Dentro do condomínio, a casa foi arrombada apenas com um chute.

coletiva garras
Delegados Pedro Henrique e Roberto Guimarães, responsáveis pelo caso (Foto: Vinícius Souza)

Os detalhes do crime, que ocorreu no fim de semana, foram reados nesta quarta-feira (12), pelo Garras (Delegacia Especializada de Repressão a Roubos a Bancos, Assaltos e Sequestros).

Leia mais n1u6n

  1. 3 são presos em São Paulo por invadir apartamento de ex-governador de MS 16e2o

As equipes da delegacia especializada foram chamados assim que o crime foi descoberto e logo que se depararam com as características do furto, entenderam que os autores não eram de Mato Grosso do Sul.

“Desde o início já tínhamos a forte suspeita de que não se tratada de pessoas do estado, porque não é um crime corriqueiro em Mato Grosso do Sul”.

Delegado, Pedro Henrique

Com base nessas suspeitas, os policiais focaram nas câmeras de segurança da região. As imagens ajudaram a descobrir o trajeto dos suspeitos; do o momento que eles saíram do prédio, as quadras que andaram, até chegarem ao carro com que fugiram.

Depois de identificarem o veículo em que o trio estava, conseguiram rastrear os suspeitos até São Paulo, capital. Imediatamente as equipes avisaram a polícia paulista e foram para o estado.

Enquanto ainda estavam na estrada, os policiais paulistas fizeram a prisão dos três. Com eles, ainda foram encontrados alguns dos objetos levados da casa do ex-governador: algumas joias e relógios.

Antes mesmo de arem por audiência de custódia, os três estavam com a prisão preventiva decretada pela justiça de Mato Grosso do Sul, pedido feito pelo Garras. Por isso, a justiça paulista apenas autorizou que eles fossem levados de volta para Campo Grande.

Quadrilha especializada 1n3k3k

Segundo o delegado Roberto Guimarães, os três homens – que tem idade de 20 a 30 anos – fazem parte de uma quadrilha especializada que rodo o Brasil para cometer o mesmo crime: o furto de apartamentos de luxo. Um deles, inclusive já esteve preso pelo mesmo crime e ganhou a liberdade há poucos meses.

O crime já foi identificado em, pelo menos, cinco estados: Bahia, Pernambuco, Santa Catarina, São Paulo e Rio Grande do Sul.

Os bandidos revelaram que agiam sempre da mesma maneira: escolhiam os prédios de luxo pela internet, depois iam para a cidade, verificavam o “alvo” e se confirmassem que eram “fáceis” de invadir, se avam por moradores ou parentes para ludibriar os porteiros e entrarem sem chamar atenção.

“Eles estavam sem bem-arrumados, com roupa de grife. São especialistas e sabe o que funciona, por isso entravam sem chamar atenção”.

Delegado, Pedro Henrique

Dentro do condomínio, iam para o último andar e voltavam até o térreo, até encontrar um apartamento habitado, mas sem moradores naquele momento.

“Vão até o último andar e tentam perceber o que me moradores, mas está vazio. É um jogo de tentativa e erro. Vão batendo de porta em porta”.

Delegado, Pedro Henrique

Foi assim que fizeram dentro do prédio do ex-governador; subiram pelas escadas até o último andar e bateram de porta em porta até acharam a porta certa. Primeiro tentaram arrombar com uma chave de fenda, como não conseguiram, chutaram até a maçaneta quebrar.

Depois de pegarem tudo de valor, colocam em uma bolsa da própria vítima e saem como se nada quisesse acontecido.

No caso do prédio de Azambuja, os próprios ladrões confirmaram que não era o primeiro alvo, mas o condomínio escolhido parecia ser mais difícil de entrar e por isso, foram para outro, bem próximo. “Fazem uma filtragem e tentam a sorte. Não focam nas vítimas, mas sim no prédio”, explicou o delegado Roberto Guimarães.

Os três já estão em um presídio de Campo Grande, a disposição da justiça.

FALE COM O PP 6s423v

Para falar com a redação do Primeira Página em Mato Grosso do Sul, mande uma mensagem pelo WhatsApp. Curta o nosso Facebook e nos siga no Instagram.

Leia também em Segurança! 3v1j16

  1. saque automático

    Sindicatos estimam 17 mil servidores de MT afetados com descontos irregulares 394v61

    Os sindicatos que representam os servidores públicos de Mato Grosso estimam que...

  2. Operação Baal investiga grupo criminoso de roubo na modalidade 'novo cangaço', em São Paulo. (Foto: Polícia Federal)

    PF apreende 15 mil litros de diesel que seria levado para garimpo em terra indígena 6266x

    A Polícia Federal apreendeu 15 mil litros de óleo diesel que seriam...

  3. “Chegou deformada”: mãe diz que filha morta por PM em Cuiabá foi espancada 353553

  4. Aluno

    Aluna denuncia na escola padrasto que estuprou e engravidou menina de 13 anos 281x3q

    Menina que denunciou o crime também foi abusada pelo suspeito. ...

  5. Campo Grande

    Jovem que matou PM aposentado e neto é preso em Campo Grande 15695h

    O suspeito de matar a tiros o PM aposentado Nelson Carvalho Vieira,...

  6. SARGENTO ODENIL MORTO EM CUIABA

    Um ano depois, suspeito de matar PM está à solta; "Que justiça seja feita", cobra família 5l7345