Intermediador de venda de decisões judiciais é transferido de MT para Brasília 131b23
Andreson de Oliveira Gonçalves é apontado como um dos líderes do esquema de venda de decisões judiciais no STJ e no Judiciário de Mato Grosso. 24736f
O empresário Andreson de Oliveira Gonçalves, apontado pela Polícia Federal como um dos líderes do esquema de venda de decisões judiciais no Superior Tribunal de Justiça (STJ) e no Judiciário de Mato Grosso, foi transferido para um presídio federal em Brasília na semana ada. A informação foi confirmada pela Secretaria Estadual de Justiça de Mato Grosso (Sejus).

A transferência foi realizada pela Polícia Federal, a pedido da defesa de Andreson, como parte das medidas de segurança da Operação Sisamnes, que investiga um esquema de corrupção envolvendo advogados, servidores e possíveis magistrados, responsáveis por manipular julgamentos e ar informações sigilosas em troca de propina.
Venda de decisões judiciais 5o2m3n
A investigação revelou que Andreson e o advogado Roberto Zampieri, assassinado em dezembro de 2023, lideravam uma rede de influência que envolvia servidores do STJ e advogados. Diálogos extraídos do celular de Zampieri indicam que o grupo negociava minutas de sentenças e facilitava decisões favoráveis a clientes em troca de pagamentos milionários.
Um dos casos citados no inquérito aponta que Andreson recebeu R$ 200 mil para influenciar um julgamento no STJ. Em um trecho das mensagens interceptadas, ele menciona um pagamento pendente para um servidor:
? Andreson: “O Daimler me ligou agora perguntando dos R$ 50.000 que faltam daquele caso da Cátia lá.”
O esquema se estendia também ao Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT), onde processos envolvendo grandes propriedades rurais eram manipulados em troca de propina.
Estratégia e divisão de funções 2ly2v
De acordo com a PF, Andreson atuava como um operador-chave no esquema, negociando diretamente com clientes e intermediadores para garantir decisões favoráveis. Os servidores do STJ e do TJMT reavam minutas de julgamentos antes da publicação oficial, permitindo que envolvidos anteciem estratégias jurídicas e lucrassem com informações privilegiadas.
A PF descreveu a estrutura como sofisticada, com divisão de tarefas entre advogados, servidores públicos e operadores financeiros. As movimentações bancárias suspeitas foram identificadas pelo Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf), reforçando os indícios de lavagem de dinheiro.
Leia mais n1u6n
-
Lobista que intermediava venda de sentenças é preso em Cuiabá 3v1f8
-
O poder de um lobista na justiça Brasileira 543c3x
-
Afastado por venda de sentença, desembargador tem caso arquivado pelo TJ 7f1m
-
Assessora de desembargador investigado por venda de sentenças depõe na PF 4w3h3v
-
PF mira em alvos ligados ao desembargador João Ferreira Filho por venda de sentenças ru1k
-
PF cumpre mandados contra desembargador por suposta venda de sentenças a394e
-
Venda de sentença: todos os desembargadores já estão sem tornozeleiras 375z1j