Governo federal lança aplicativo que desativa celular em caso de roubo 3391m
O software, liberado para quem tem o gov.br, será disponibilizado para Android, iOS e computadores o4k6c
O governo federal lança nesta terça-feira (19), um aplicativo cujo a função é bloquear o celular em caso de roubo, furto ou perda. Intitulado como “Celular Seguro”, o software será disponibilizado para Android, iOS e computadores.

Além de deixar o aparelho inutilizável enquanto não estiver de volta ao dono, o aplicativo envia avisos simultâneos às operadoras, bancos e serviços online. Para usá-lo será necessário cadastrar o número de alguém de confiança para que ative o serviço.
A parte de desativar o celular fica a cargo da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações). Assim que avisada pelo consumidor, deve cortar o sinal imediatamente.
Na prática o cidadão poderá informar o crime com apenas um clique. O intuito é reduzir o índice de furto e roubo de celulares, bem como proteger os dados bancários e pessoais.
Segundo o secretário-executivo do Ministério da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Cappelli, inicialmente os serviços de bloqueio de aplicativos de bancos e do próprio aparelho serão liberados.
Nas semanas seguintes entram novos recursos como a suspensão de linhas telefônicas, SMS e outros apps. Para ter o à plataforma é necessário ter cadastro na plataforma do governo (gov.br).