Governo de MT dá prazo de 60 dias para fim dos mercadinhos nos presídios 2u2s6d

Novo decreto proíbe comércio dentro das unidades penais e garante assistência material aos detentos. 1k6o6h

O governo de Mato Grosso publicou, nesta segunda-feira (10), o Decreto nº 1.326/2025, que regulamenta a assistência material às pessoas privadas de liberdade e determina o fechamento definitivo de cantinas, mercadinhos e similares dentro dos presídios do estado.

O endurecimento das regras busca impedir o comércio ilícito antes controlado por facções. (Foto: Reprodução)
Governo de MT dá 60 dias para fechamento das mercadinhos. (Foto: Reprodução)

As estruturas deverão ser desativadas no prazo de 60 dias, e os estoques remanescentes serão incorporados pela istração pública ou destinados a instituições sociais.

A medida atende à Lei nº 12.792/2025, que estabelece regras sobre o modelo dos presídios de segurança máxima no estado, incluindo a proibição de atividades comerciais dentro das unidades penais. O decreto estabelece que o governo será responsável pelo fornecimento de alimentação, vestuário e itens de higiene aos detentos, conforme as diretrizes da Lei de Execução Penal.

Fim do comércio dentro dos presídios 26o3r

A decisão do governo determina que todas as atividades de venda e reposição de estoque nos mercadinhos das unidades prisionais sejam encerradas. Além disso, os responsáveis por esses comércios devem garantir o fechamento istrativo e financeiro das operações dentro do prazo estabelecido.

Caso haja valores pagos por produtos que ainda não foram consumidos, os responsáveis deverão providenciar o ressarcimento aos compradores. Após o período de transição, todos os equipamentos e mercadorias restantes serão incorporados ao sistema prisional ou destinados a instituições sociais.

Regulamentação e fiscalização 26445g

A Secretaria de Estado de Justiça tem um prazo de 30 dias para revisar e atualizar as normas que tratam da assistência material aos presos, garantindo que o fornecimento de bens essenciais seja mantido sem necessidade de comércio interno.

Além disso, o decreto também revoga normativas anteriores, como o Decreto nº 103, de 6 de maio de 2019, que tratava das regras sobre a organização dos estabelecimentos prisionais.

Objetivo da medida 4u2e43

A justificativa do governo para a decisão é garantir que os presídios sigam protocolos mais rígidos de segurança e controle, reduzindo possíveis interferências externas e atividades irregulares dentro do sistema carcerário.

Com a nova regra, o Estado assume a total responsabilidade pela distribuição de itens básicos aos detentos, eliminando a necessidade de compras dentro das unidades.

A medida já está em vigor e o prazo de 60 dias para o fechamento dos mercadinhos começou a contar a partir da publicação no Diário Oficial do Estado.

FALE COM O PP 6s423v

Para falar com a redação do Primeira Página em Mato Grosso, clique aqui. Curta o nosso Facebook e siga a gente no Instagram.

Comentários (1) 3kf3p

  • Brigida Aparecida da Silva Godoy

    Não é de hoje essa situação,só promessas ,se desse qualidade de vida,não é porque está preso é que tem que ser esquecido, prisão é para melhorar e não piorar a situação,

Leia também em Segurança! 3v1j16

  1. saque automático

    Sindicatos estimam 17 mil servidores de MT afetados com descontos irregulares 394v61

    Os sindicatos que representam os servidores públicos de Mato Grosso estimam que...

  2. Operação Baal investiga grupo criminoso de roubo na modalidade 'novo cangaço', em São Paulo. (Foto: Polícia Federal)

    PF apreende 15 mil litros de diesel que seria levado para garimpo em terra indígena 6266x

    A Polícia Federal apreendeu 15 mil litros de óleo diesel que seriam...

  3. “Chegou deformada”: mãe diz que filha morta por PM em Cuiabá foi espancada 353553

  4. Aluno

    Aluna denuncia na escola padrasto que estuprou e engravidou menina de 13 anos 281x3q

    Menina que denunciou o crime também foi abusada pelo suspeito. ...

  5. Campo Grande

    Jovem que matou PM aposentado e neto é preso em Campo Grande 15695h

    O suspeito de matar a tiros o PM aposentado Nelson Carvalho Vieira,...

  6. SARGENTO ODENIL MORTO EM CUIABA

    Um ano depois, suspeito de matar PM está à solta; "Que justiça seja feita", cobra família 5l7345