Gerente de fazenda é preso por queimada ilegal no Pantanal w26e
Área teria autorização para limpeza, mas sem uso de fogo. Multa pode chegar a R$ 500 mil. u3b6o
O gerente de uma fazenda localizada em Poconé, a 104 km de Cuiabá, na região do Pantanal mato-grossense, foi preso em flagrante nesta terça-feira (20) enquanto realizava uma queimada ilegal para limpeza de área.

De acordo com a Polícia Cicil, o flagrante ocorreu durante uma operação conjunta da Delegacia Especializada do Meio Ambiente (Dema) com o Batalhão de Emergências Ambientais (BEA), que atua na fiscalização preventiva contra crimes ambientais.
Ainda conforme as autoridades, a propriedade tinha autorização para limpar a área, com o objetivo de preparar o solo para o cultivo de soja e milho. No entanto, a permissão não incluía o uso do fogo, prática proibida fora do período regulamentado.

Após a detenção, o gerente foi liberado mediante pagamento de fiança. Ele deverá responder pelo crime ambiental de provocar incêndio em mata ou floresta, cuja pena varia de dois a quatro anos de reclusão, além de multa que pode chegar a R$ 500 mil.
A Polícia Civil alertou que o período proibitivo de queimadas no Pantanal começa em 1º de junho. Já nos demais biomas, a restrição a a valer a partir de 1º de julho.

A prática de queimadas ilegais tem sido uma das principais causas de destruição da vegetação nativa e da perda de biodiversidade no Pantanal, um dos ecossistemas mais ricos e ameaçados do Brasil.