Fazendeiro que deixou gado morrer atolado no rio Taquari é preso em MS 502i1n

Fazendeiro ainda foi autuado a pagar multa de R$ 3 mil por cabeça de gado abandonada; foram encontrados mais de 1.050 bovinos 2j5k5v

O fazendeiro que deixou cabeças de gado agonizarem até à morte nas margens do rio Taquari, em Coxim, foi preso na manhã deste domingo (8), em Campo Grande. Da capital de Mato Grosso do Sul ele foi encaminhado para a delegacia de Rio Verde do Mato Grosso. Conforme apurado pela reportagem, o produtor rural é Milton Hildebrand.

Policiais socorrendo novilho atolado em fazenda. (Foto: PMA)

A multa foi de R$ 3 mil por animal, sendo aplicada diariamente caso o crime persista. O montante pode ultraar dois milhões de reais por dia, considerando que mais de 50 bovinos morreram e aproximadamente mil cabeças de gado foram encontradas pela PMA (Polícia Militar Ambiental) em condições visíveis de abandono, muitos debilitados e incapazes de se locomover.

A corporação militar e a Iagro (Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal) apuravam a situação dos animais desde a última quarta-feira (4), quando vídeos mostrando a situação degradante dos animais começaram a circular no WhatsApp.

A fazenda onde estavam os animais, situada na região conhecida como Tupã, entre Coxim e Rio Verde, estava abandonada, com falta de água, pastagens ou qualquer outro alimento para os bovinos, cenário agravado pela seca severa dos últimos dias.

Leia mais n1u6n

  1. Imagens fortes: gado atola e agoniza até a morte à beira do rio Taquari 2g2753

Embora o maquinário da propriedade estivesse em condições de uso, os policiais encontraram um cenário desolador no local. Devido à seca, os animais desceram até o rio e acabaram morrendo atolados e de fome à margem do Taquari.

Durante a vistoria, os policiais ambientais tentaram socorrer alguns novilhos, oferecendo água de garrafas térmicas e retirando animais que estavam atolados em uma poça de lama.

A ação contou com o apoio da Iagro e do Ministério Público Estadual (MPE).

E os animais? 5t2532

Após os levantamentos serem concluídos pela PMA, a destinação dos animais ficará a cargo da Justiça, que poderá determinar o socorro imediato pelo proprietário através de sequestro de bens ou, eventualmente, realizar um leilão para resolver o caso o quanto antes.

Autuado por quais crimes? 1j37d

O fazendeiro vai responder pelos crimes de abandono e maus-tratos de bovinos. Além da multa, a pena pode variar de 3 meses a 1 ano de detenção, conforme previsto em lei.

As ações de socorro aos animais continuam, conduzidas pelos órgãos competentes, enquanto a PMA se limita às medidas istrativas e ao encaminhamento do caso à Polícia Civil para as providências criminais.

Conforme a PMA, o caso é um exemplo grave de negligência e maus-tratos, evidenciando a importância da fiscalização rigorosa e da atuação rápida das autoridades para a proteção dos animais.

FALE COM O PP 6s423v

Para falar com a redação do Primeira Página em Mato Grosso do Sul, mande uma mensagem pelo WhatsApp. Curta o nosso Facebook e nos siga no Instagram.

Leia também em Segurança! 3v1j16

  1. saque automático

    Sindicatos estimam 17 mil servidores de MT afetados com descontos irregulares 394v61

    Os sindicatos que representam os servidores públicos de Mato Grosso estimam que...

  2. Operação Baal investiga grupo criminoso de roubo na modalidade 'novo cangaço', em São Paulo. (Foto: Polícia Federal)

    PF apreende 15 mil litros de diesel que seria levado para garimpo em terra indígena 6266x

    A Polícia Federal apreendeu 15 mil litros de óleo diesel que seriam...

  3. “Chegou deformada”: mãe diz que filha morta por PM em Cuiabá foi espancada 353553

  4. Aluno

    Aluna denuncia na escola padrasto que estuprou e engravidou menina de 13 anos 281x3q

    Menina que denunciou o crime também foi abusada pelo suspeito. ...

  5. Campo Grande

    Jovem que matou PM aposentado e neto é preso em Campo Grande 15695h

    O suspeito de matar a tiros o PM aposentado Nelson Carvalho Vieira,...

  6. SARGENTO ODENIL MORTO EM CUIABA

    Um ano depois, suspeito de matar PM está à solta; "Que justiça seja feita", cobra família 5l7345