Ex-presidente da OAB-MT é alvo de operação que investiga venda de decisões no STJ 57131

Durante as buscas, um HD externo e diversos documentos foram recolhidos para análise, como parte das provas que podem contribuir com a apuração sobre a suposta atuação do esquema. 6w4r

O ex-presidente da Ordem dos Advogados do Brasil em Mato Grosso (OAB-MT) e membro honorário vitalício da entidade, Ussiel Tavares, está entre os alvos da 5ª fase da Operação Sisamnes, realizada nesta terça-feira (13).

A ação da Polícia Federal investiga um esquema de venda de decisões judiciais envolvendo gabinetes do Superior Tribunal de Justiça (STJ).

ex presidente da entidade e membro honorario vitalicio da Ordem dos Advogados do Brasil em Mato Grosso OAB MT ussiel tavares
Advogado e ex-presidente da Ordem dos Advogados do Brasil em Mato Grosso (OAB-MT), Ussiel Tavares, está entre os alvos. (Foto: Reprodução)

Ao todo, foram cumpridos 11 mandados de busca e apreensão em três estados — seis deles em Mato Grosso, onde a operação teve foco principal. Os alvos estão distribuídos entre quatro endereços em Cuiabá e dois em Várzea Grande. Também são cumpridos mandados em Primavera do Leste.

Durante as buscas, um HD externo e diversos documentos foram recolhidos para análise, como parte das provas que podem contribuir com a apuração sobre a suposta atuação do esquema.

Em nota, a OAB-MT afirmou estar acompanhando o caso por meio do Tribunal de Defesa das Prerrogativas (TDP), “para resguardar as devidas prerrogativas e direito à ampla defesa e ao contraditório”.

A entidade também declarou que confia nos órgãos competentes para a elucidação dos fatos.

Por meio de nota, o advogado disse não ter recebido a decisão que embasou o pedido de busca e apreensão e que desconhece os motivos da ação.

“Reafirmo meu total compromisso com a verdade e coloco-me inteiramente à disposição das autoridades para prestar todos os esclarecimentos que se fizerem necessários. Estou absolutamente tranquilo, confiante na Justiça e certo de que a verdade prevalecerá. Como advogado e ex-presidente da OAB-MT, sempre pautei minha conduta pela legalidade, ética e transparência”, ressaltou Ussiel.

Ligação com homicídio em Cuiabá 256k4b

Segundo a Polícia Federal, o grupo alvo da operação atuava por meio de uma estrutura empresarial usada para lavar dinheiro e ocultar a origem dos valores pagos como propina em troca de decisões judiciais favoráveis.

A investigação aponta indícios de corrupção ativa e iva, organização criminosa, lavagem de dinheiro, evasão de divisas e operação irregular no mercado de câmbio.

A Operação Sisamnes teve início após o assassinato do advogado Roberto Zampieri, em dezembro de 2023, em Cuiabá. A morte levou os investigadores à descoberta de um suposto esquema de venda de sentenças em Mato Grosso, que teria se ramificado até o STJ.

Dois suspeitos seguem presos preventivamente: o coronel do Exército Etevaldo Luiz Caçadini de Vargas, detido no 44º Batalhão, e Andreson de Oliveira Gonçalves, apontado como lobista ligado ao grupo investigado.

A polícia suspeita que o crime contra Zampieri esteja relacionado ao esquema, e a investigação permanece sob sigilo.

Em fases anteriores da operação, três servidores do Tribunal de Justiça de Mato Grosso foram afastados, além de dois desembargadores, após o conteúdo do celular da vítima revelar conversas comprometedoras.

Na fase atual, o Supremo Tribunal Federal determinou o afastamento de três chefes de gabinete do STJ e bloqueou cerca de R$ 20 milhões em bens e valores dos investigados.

Leia mais n1u6n

  1. PF cumpre 11 mandados por venda de decisões no STJ; seis são em MT 1k363r

  2. Caso Zampieri: coronel do Exército diz que está com câncer e pede prisão domiciliar 5v3739

  3. CNJ investiga juiz de MT que autorizou dieta com churrasco e chocolate a lobista preso 1ps6b

FALE COM O PP 6s423v

Para falar com a redação do Primeira Página em Mato Grosso, clique aqui. Curta o nosso Facebook e siga a gente no Instagram.

Leia também em Segurança! 3v1j16

  1. Viviam em ônibus: 10 trabalhadores de MT são resgatados em situação análoga à escravidão 2a1t1k

    Dez trabalhadores da construção civil foram resgatados pela Polícia Civil e pelo...

  2. Operação contra crimes cibernéticos apreende 7 adolescentes em 11 estados 3g26b

    Uma operação nacional coordenada entre a Polícia Civil de Mato Grosso e...

  3. Avião declara emergência antes de pouso em Cuiabá 5r5p1n

  4. Adolescente de MT alvo de operação transmitiu morte de gato ao vivo para 400 pessoas 622i6f

    As investigações da Polícia Civil revelaram que o adolescente de 15 anos,...

  5. esposa e bebê

    Frio, feminicida planejava esganar e queimar esposa e bebê há 2 meses m3m1n

    João Augusto Borges de Almeida, de 21 anos, revelou os detalhes...

  6. Empresário que destruiu deck de restaurante em Cuiabá diz que atropelou tia por acidente 69u51

    O empresário José Clóvis Pezzin de Almeida, de 33 anos, se apresentou...