Esquema entre produtores e indígenas acaba em multa de R$ 450 mil em MS 6o3a56
Fiscalização aconteceu em terras Guarani-Kaiowá de 6 cidades do estado 2x493
Operação realizada em terras Guarani-Kaiowá, localizadas nos municípios de Dourados, Caarapó, Juti, Antônio João, Aral Moreira e Japorã, terminou em multa de R$ 450 mil para indígenas e produtores rurais.
De acordo com o Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis), a fiscalização aconteceu entre os dias 9 e 22 de maio. Ao todo, foram aplicados 17 autos de infração, após serem encontrados 32,6 litros de produtos ilegais, bem como 68 litros de agrotóxicos vencidos há mais de um ano.
Além disso, foi identificado o depósito e descarte inadequado de embalagens de agrotóxicos e a exploração ilegal de madeira em área de Mata Atlântica.
Conforme o órgão, é comum a parceria dos indígenas com produtores nos territórios Guarani-Kaiowá, apesar de irregular, uma vez que essas terras não podem ser arrendadas de maneira alguma, segundo a lei.
O caso será encaminhado ao MPF (Ministério Público Federal) de Dourados e Ponta Porã, para que seja dado andamento às investigações.