Empresário morreu por traumatismo e hemorragia craniana, revela certidão 556s73

Idoso morreu em cela de delegacia em Campo Grande 33356r

A causa da morte do empresário Antônio Cesar Trombini, 60 anos, que foi a óbito após ser preso nesta sexta-feira (2), foi traumatismo craniano, hemorragia craniana cerebral, além de cardiopatia não especificada. É o que revela a certidão de óbito do idoso.

Antônio Cesar Trombini, empresário que morreu na delegacia após ser preso no local de acidente (Foto: arquivo pessoal)
Antônio Cesar Trombini, empresário que morreu na delegacia após ser preso no local de acidente (Foto: arquivo pessoal)

A vítima se envolveu em acidente de trânsito e foi levado à delegacia por apresentar sinal de embriaguez. A família denuncia que o motorista não recebeu atendimento médico correto após a batida.

A colisão aconteceu na noite de quinta-feira (1°), na rua Arthur Jorge, centro de Campo Grande. Boletim de ocorrência indica que Antônio colidiu a caminhonete que conduzia contra outro veículo, que seguia pela mesma via, mas na direção contrária.

Um casal estava no carro e uma mulher foi atendida pelo Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) e levada para um hospital. Antônio também teria sido avaliado, mas, por não apresentar lesões visíveis, não chegou a ser encaminhado para uma unidade de saúde.

Ainda no local do acidente, um homem – filho do casal que estava no carro atingido pelo veículo de Antônio – chegou e se apresentou como policial civil. Segundo a família do empresário, o próprio policial, que seria de Ribas do Rio Pardo, deu voz de prisão ao motorista.

certidao
Certidão de óbito do empresário (Foto: Reprodução)

O registro policial diz ainda, que, com a chegada de uma equipe da polícia de Campo Grande, Antônio teria confirmado ter ingerido bebida alcoólica em uma confraternização. Ele aceitou fazer o teste do bafômetro, que apontou o valor de 0,90 mg/l. 

Como o empresário colaborou a todo momento, ele foi levado à Depac (Delegacia de Pronto Atendimento Comunitário) Cepol em uma viatura, mas não no compartimento para presos. 

Ainda segundo o boletim de ocorrência, dois remédios – normalmente usados por hipertensos – foram encontrados em um dos bolsos do motorista. 

Empresário na delegacia 714oh

Um outro boletim de ocorrência, registrado como morte por causa indeterminada, aponta que, na sexta-feira, por volta das 11h30, um outro preso informou a investigadora que entregava marmitas do almoço que Antõnio parecia não respirar e que teria “morrido”. 

Equipe do Corpo de Bombeiros foi acionada, que constatou a morte. 

Fachada da Depac Cepol onde o crime foi registrado. (Foto: Eduardo Almeida)
Fachada da Depac Cepol onde o caso foi registrado. (Foto: Eduardo Almeida)

O registro diz ainda, que o empresário não apresentava lesões visíveis e, inclusive, estava bem em momentos que teve contato com a família e o advogado. Porém, confirma que Antônio reclamava de dores no pulso. 

À reportagem, a filha de Antônio contou que esteve na delegacia logo após a prisão do pai e que permaneceu até cerca de 3 da manhã, de quinta para sexta. 

“Eu fiquei o tempo todo, fui no acidente, ele estava calmo. Teve uma senhora, de uma conveniência, que chegou em mim e falou que o menino era policial, arrogante, estupido e meu pai estava quieto. Ele estava com muita dor no pulso. Falou [a mulher] que o Samu examinou e, como não tinha lesionado nada, ia liberar”, contou Vanessa Roncatti Trombini, de 34 anos, filha de Antônio. 

Vanessa também revelou que o pai apresentava comorbidades. “Meu pai era obeso, hipertenso, tinha 60 anos, problemas nas pernas, problema vascular, já tinha comorbidades, mas fez exames no início do ano e estava tudo ok”. 

Descoberta da morte  1h4g50

Ainda segundo a família, mesmo o óbito tendo sido confirmado na hora do almoço, só no fim da tarde é que a família foi comunicada. 

“Depois que aconteceu tudo, a pax nos avisou no final do dia, mas o óbito aconteceu entre 11 e meio-dia, não nos comunicaram. A pax só nos comunicou, porque encontrou o nome dele no sistema e entraram em contato com meu esposo por mensagem”, afirmou a filha de Antônio. 

A executiva de contas também relatou que, quando foi informada da morte do pai, pelo marido, estava a caminho da delegacia. “Ate então, o Ministério Público já tinha falado que ele ia ser liberado, estava esperando a juíza de plantão liberar. Joguei o carro em cima da calçada e não pensei em mais nada”.

O laudo detalhado sobre morte de Antônio deve ficar pronto em até 30 dias. Mas, para a família, um funcionário do Imol (Instituto Médico e Odontológico Legal) informou que o empresário, provavelmente, morreu em decorrência de um traumatismo craniano, fato confirmado pela certidão de óbito. 

Atendida por um advogado, a família afirmou que vai entrar na Justiça com pedido para melhor apuração do caso. 

A reportagem procurou o governo de Mato Grosso do Sul para saber da Sejusp (Secretária de Estado de Justiça e Segurança Pública) o que está sendo feito para apurar o caso.

Em nota, a Polícia Civil lamentou profundamente a morte de Antônio César Trombini e garantiu que o caso será investigado pela Corregedoria. Veja:

Assim que o fato foi constatado, todas as providências cabíveis foram imediatamente adotadas, e perícia já realizada no local. A Corregedoria da Polícia Civil procederá a apuração dos fatos, que será conduzida com total rigor, transparência e isenção.

Por respeito à família e em atenção ao devido processo legal, novas informações serão divulgadas tão logo haja avanços confirmados nas apurações dos fatos.

Reafirmamos nosso compromisso com a preservação da vida, o respeito aos direitos humanos e a integridade de todas as pessoas sob custódia do Estado.

FALE COM O PP 6s423v

Para falar com a redação do Primeira Página em Mato Grosso do Sul, mande uma mensagem pelo WhatsApp. Curta o nosso Facebook e nos siga no Instagram.

Leia também em Segurança! 3v1j16

  1. Viviam em ônibus: 10 trabalhadores de MT são resgatados em situação análoga à escravidão 2a1t1k

    Dez trabalhadores da construção civil foram resgatados pela Polícia Civil e pelo...

  2. Operação contra crimes cibernéticos apreende 7 adolescentes em 11 estados 3g26b

    Uma operação nacional coordenada entre a Polícia Civil de Mato Grosso e...

  3. Avião declara emergência antes de pouso em Cuiabá 5r5p1n

  4. Adolescente de MT alvo de operação transmitiu morte de gato ao vivo para 400 pessoas 622i6f

    As investigações da Polícia Civil revelaram que o adolescente de 15 anos,...

  5. esposa e bebê

    Frio, feminicida planejava esganar e queimar esposa e bebê há 2 meses m3m1n

    João Augusto Borges de Almeida, de 21 anos, revelou os detalhes...

  6. Empresário que destruiu deck de restaurante em Cuiabá diz que atropelou tia por acidente 69u51

    O empresário José Clóvis Pezzin de Almeida, de 33 anos, se apresentou...