Depois de áudios, família de Vanessa pede por mudanças e justiça 69x62

A família é de Três Lagoas, mas no momento em que a jornalista foi esfaqueada, estava a caminho de Campo Grande; agora acompanha todos os procedimentos de perto 1lv1c

Os áudios gravados por Vanessa Ricarte, de 42 anos, horas antes de ser assassinada pelo ex-noivo, revelaram à família da jornalista a real dimensão do drama vivido por ela nas mãos de Caio César Nascimento Pereira e também em sua busca por proteção.

Enquanto lidam com a dor da perda, mãe, pai e irmão se unem para pedir justiça pela morte prematura e brutal de Vanessa, por isso, voltaram a falar com a imprensa neste sábado (15).

Vanessa Ricarte
Vanessa Ricarte. (Foto: Instagram)

A família é de Três Lagoas, mas no momento em que a jornalista foi esfaqueada por Caio, estava a caminho de Campo Grande. Isso porque havia acabado de descobrir que o homem até então descrito como “educado e gentil” tinha se tornado violento e desrespeitoso.

Leia mais n1u6n

  1. Vanessa Ricarte: feminicídio de jornalista gera comoção e revolta 5i5w4u

  2. Morre jornalista atacada pelo ex-noivo em Campo Grande l134s

Mas eles não chegaram a tempo. Com a notícia da morte de Vanessa, a família entrou em uma espiral de dor que só foi intensificada com as informações de que Caio era usuário de drogas, que há dias vinha mantendo a jornalista quase que em cárcere privado dentro da própria casa e que, quando ela procurou ajuda, não foi acolhida.

Na verdade, os indícios de que algo estava errado começaram a aparecer na véspera do crime.

Depois de dias de tensão, Vanessa saiu de casa escondida. Quando Caio percebeu, tentou contato com o pai da noiva. Foram mais de 20 mensagens apagadas e quando ele finalmente falou com o “sogro”, se mostrou preocupado porque a jornalista não voltava para casa e não atendia as ligações.

Foi só depois disso, ao atender a ligação da mãe, que Vanessa contou aos pais que era vítima de violência doméstica. Ao mesmo tempo, a jornalista decidiu procurar a polícia. Na Deam (Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher) contou o que realmente vivia, todos os detalhes, e pediu por uma medida protetiva.

A ordem judicial saiu em poucas horas, mas Vanessa precisou ir para casa cumpri-la sozinha.

“Eu vejo com indignação, muita indignação, tristeza sobre esse caso, porque, assim, essa delegada que tava lá, não sei quem atendeu ela, foi assim imprudente, foi negligente, foi falta de humanidade. Porque ela foi procurar ajuda, ela não recebeu essa ajuda”.

Agmar Jacinto Ricarte, pai de Vanessa

Para o irmão de Vanessa, Walker Ricarte, o único motivo para a família abrir o coração agora é a sede de justiça; não apenas contra Caio, mas também em nome de todas as mulheres que am pelo que a jornalista ou. “O intuito é que esse caso seja tratado com toda a seriedade, que isso sirva de exemplo para que outras famílias não em por isso”.

Segundo Walker, o único desejo da família é que as falhas no atendimento a Vanessa precisam ser meio de mudança para todo o sistema de proteção, para que as vítimas sejam, de fato, acolhidas.

“Cada caso é um caso, cada caso ele tem seu grau de importância e ele tem que ser tratado com toda dignidade para que a pessoa se sinta confortável em poder se expressar, poder externar o problema que ela está ando e receber de fato ajuda”

Walker Ricarte, irmão de Vanessa

“Eu quero justiça, justiça, justiça. Para esse caso não ficar sepultado, como ela tá lá agora”.


Agmar Jacinto Ricarte, pai de Vanessa

FALE COM O PP 6s423v

Para falar com a redação do Primeira Página em Mato Grosso do Sul, mande uma mensagem pelo WhatsApp. Curta o nosso Facebook e nos siga no Instagram.

Leia também em Segurança! 3v1j16

  1. saque automático

    Sindicatos estimam 17 mil servidores de MT afetados com descontos irregulares 394v61

    Os sindicatos que representam os servidores públicos de Mato Grosso estimam que...

  2. Operação Baal investiga grupo criminoso de roubo na modalidade 'novo cangaço', em São Paulo. (Foto: Polícia Federal)

    PF apreende 15 mil litros de diesel que seria levado para garimpo em terra indígena 6266x

    A Polícia Federal apreendeu 15 mil litros de óleo diesel que seriam...

  3. “Chegou deformada”: mãe diz que filha morta por PM em Cuiabá foi espancada 353553

  4. Aluno

    Aluna denuncia na escola padrasto que estuprou e engravidou menina de 13 anos 281x3q

    Menina que denunciou o crime também foi abusada pelo suspeito. ...

  5. Campo Grande

    Jovem que matou PM aposentado e neto é preso em Campo Grande 15695h

    O suspeito de matar a tiros o PM aposentado Nelson Carvalho Vieira,...

  6. SARGENTO ODENIL MORTO EM CUIABA

    Um ano depois, suspeito de matar PM está à solta; "Que justiça seja feita", cobra família 5l7345