Delegado da PF morre durante operação em terra indígena em MT 1r1f56
O delegado da Polícia Federal Roberto Moreira da Silva Filho, de 35 anos, morreu em uma ação envolvendo madeireiros dentro da Terra Indígena Aripuanã, no município de Aripuanã, a 976 km de Cuiabá, na madrugada deste sábado (27). A morte ocorreu durante a Operação Onipresente, contra o desmatamento ilegal.

Segundo a Polícia Federal, o delegado participava da abordagem de um caminhão quando o veículo avançou sobre os policiais, que atiraram. Um dos tiros de um agente da PF teria ricocheteado e atingido a vítima, que morreu no local.
“Os fatos estão sendo apurados pela equipe de plantão da SR/PF/MT, com apoio da DPF/SIC/MT. Presto as mais profundas condolências à família e aos amigos do estimado colega, que tanto engrandeceu a Polícia Federal com sua dedicação e companheirismo”, diz uma nota interna da PF.
Roberto Moreira era natural de Brasília (DF) e policial federal desde 2020. Era chefe da Delegacia de Repressão a Crimes Ambientais.
O delegado estava há um ano e meio em Mato Grosso, onde atuou em várias fases de operações como Alfeu e Onipresente. Em uma delas, em março deste ano, um cacique e um servidor da Funai (Fundação Nacional do Índio), foram presos por crimes ambientais.
Repercussão 25211g
No Twitter, o ministro de Justiça e Segurança Pública, Anderson Torres, lamentou a morte do agente.