Dança das cadeiras: delegadas são remanejadas, e Deam fica sem titular 3v734o

Ex-delegada titular da Deam, Eliane Benicasa, pediu para sair da delegacia, mais de um mês após o feminicídio da jornalista Vanessa Ricarte 5c5122

O Diário Oficial de Mato Grosso do Sul publicou, nesta quinta-feira (27), uma série de mudanças no alto escalão da DEAM (Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher), incluindo a transferência da ex-delegada titular, Elaine Benicasa, e de outra delegada. As vagas serão ocupadas por outras profissionais.

deam
Caso foi registrado na Deam.

Até então, com o pedido de saída da delegada Elaine Benicasa, o posto de titular da DEAM fica vago. As mudanças ocorrem quase dois meses após o feminicídio de Vanessa Ricarte. O caso da jornalista ganhou repercussão nacional após a vítima expor supostas falhas no atendimento que recebeu na delegacia antes de morrer.

Em nota, a DGPC (Delegacia-Geral da Polícia Civil) afirma que as trocas não vão afetar os atendimentos das mulheres que buscam a DEAM. Leia na íntegra a nota da corporação:

“DGPC esclarece que as substituições não afetam os trabalhos e atendimentos, uma vez que já foram designadas duas delegadas para Deam, com objetivo de garantir que todas as mulheres sejam atendidas em suas demandas na unidade. Em tempo, uma série de ações estão sendo empregadas, com todos os atores presentes na Casa da Mulher Brasileira, visando reformulação da rede de proteção à mulher vítima de violência. A nova titular será em breve designada pelo delegado-geral”.

Dança das cadeiras na Deam 1ny1j

Elaine Benicasa
Elaine Benicasa, delegada titular da Deam. (Foto: Gabrielle Tavares)

Com a saída da Deam, a delegada Elaine Benicasa foi designada para a DGPC. A delegada plantonista Lucélia Constantino saiu da DEAM e foi encaminhada para a DEPAC (Delegacia de Pronto Atendimento Comunitário), em Campo Grande.

Para ocupar os cargos vagos na DEAM, foram encaminhadas as delegadas Laís Mendonça Alves e Cynthia Karoline Bezerra Gomes, que atuavam na DEPAC.

Além das mudanças, a delegada Patrícia Abranches, que também atuava na DEAM, pediu licença não remunerada de três anos. O único remanejamento unilateral, realizado pela própria DGPC, foi o da delegada Riccelly Maria Albuquerque Donha, que também foi encaminhada para atuar na DEPAC.

⚠️Conforme apurado pelo Primeira Página, a expectativa era de que a DEAM recebesse novas delegadas ainda nesta semana para aumentar o quadro de profissionais. Porém, com as mudanças publicadas nesta quinta-feira, a delegacia fica sem uma delegada plantonista para o atendimento das mulheres vítimas de violência.

A Deam tem, atualmente, 11 delegadas. Até então, a última nomeação tinha sido da delegada Cecília Fleury Jube Leal, em 14 de março deste ano.

Denuncie d3j2i

Violência doméstica, seja psicológica, física ou verbal, é crime! Saiba como denunciar:

  • Emergências: se a agressão estiver acontecendo, ligue no número 190 imediatamente;
  • Denúncias: ligue para o número 180. O serviço de atendimento é sigiloso e oferece orientações para denúncias sobre violência contra mulheres. O telefonema pode ser feito em qualquer horário, todos os dias. Também é disponível um WhatsApp – (61) 9610-0180;
  • Perigo: procure a delegacia mais próxima e acione a polícia, por meio do 190.

Em Mato Grosso do Sul, as denúncias de violência de gênero podem ser feitas de maneira on-line. Clique aqui e faça a denúncia.

Violência contra mulher é crime e não pode ser ignorada. Basta, denuncie!

Campanha BASTA

FALE COM O PP 6s423v

Para falar com a redação do Primeira Página em Mato Grosso do Sul, mande uma mensagem pelo WhatsApp. Curta o nosso Facebook e nos siga no Instagram.

Leia também em Segurança! 3v1j16

  1. Jose Clovis Pezzin de Almeida envolvido em racha em cuiaba

    Empresário que destruiu deck já deixou jovem em coma após racha com Porsche 1a5te

    O empresário José Clóvis Pezzin de Almeida, de 33 anos, que destruiu...

  2. Segundo a Polícia Militar, a mulher foi atacada com socos, chutes e golpes de madeira. (Foto: PMMT)

    Acidente na MT-242 em Ipiranga do Norte deixa um morto e três feridos 84rf

    Um acidente de trânsito registrado na madrugada deste domingo (25), na rodovia...

  3. Mulher espancada pelo marido é a 12ª vítima de feminicídio em MS 5zj17

    Graciane de Souza Silva, 40 anos, morreu na manhã deste domingo (25)...

  4. Homem é investigado por estupro de criança de 11 anos em Sorriso. (Foto: Ilustrativa/ Polícia Militar)

    Idoso é morto a tiros em estrada de terra em Várzea Grande 253t5

    Joel Soares do Nascimento, de 61 anos, foi encontrado morto na noite...

  5. Briga familiar: criança de 3 anos é esfaqueada pelo tio em MS 2e1i5q

    Uma criança de apenas três anos foi esfaqueada pelo próprio tio, durante...

  6. Cliente destrói deck de restaurante com carro e atropela mulher na Praça Popular em Cuiabá 3j5l1k

    Um homem de 33 anos, identificado como José Clóvis Pezzin de Almeida,...