Avião que caiu em São Paulo atingiu árvore antes de tocar o solo 5p59j
Equipes do Cenipa (Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos) estão periciando o local 564r66
Os trabalhos de perícia continuam na cena do acidente em que vitimou duas pessoas na Barra Funda, em São Paulo, após um bi-motor cair em cima de um ônibus na manhã desta sexta-feira (7). Uma equipe da Polícia Científica trabalha em conjunto com o Cenipa (Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos).

Leia mais n1u6n
Vídeos obtidos pela perícia constatam que a aeronave colidiu em uma árvore ou cabo de energia antes de atingir o solo. Após a batida, a base do avião raspou no asfalto e, imediatamente, explodiu, levantando uma fumaça densa e escura.
Poucos metros do local do impacto haviam diversos veículos parados em um semáforo. Até às 10h30, autoridades policiais bloqueavam pontos da Avenida Marquês de São Vicente para evitar a circulação de pedestres e veículos, o que dificultaria as atividades de perícia.
Apenas uma fração da parte dianteira do avião resistiu ao acidente, e quase toda fuselagem foi consumida pelo fogo. Já o ônibus atingido, teve a traseira e seu interior bastante danificados pelo fogo e ficou repleto de fuligem.
O acidente 6h2u5g
Segundo o Corpo de Bombeiros, o acidente ocorreu por volta das 7h20, quando a aeronave caiu sobre um ônibus.
A assessoria do Aeroporto Campo de Marte, de onde o avião decolou, informou que a aeronave era um bimotor de pequeno porte – King Air – prefixo PS-FEM. “A torre de controle perdeu o contato com a aeronave às 7h16, minutos após a decolagem”, disse a assessoria.
Por meio de nota, a SPTrans, que istra o transporte por ônibus na capital paulista, informou que o ônibus atingido na queda da aeronave operava a linha 8500/10, Terminal Pirituba/Metrô Barra Funda. O veículo pertence à concessionária Santa Brígida.
Como a área da queda do avião está isolada, 10 linhas de ônibus que operam por ali precisaram ser desviadas, o que pode afetar a mobilidade na região.
O Cenipa enviou nota sobre o acidente. Leia na íntegra abaixo:
“A Força Aérea Brasileira (FAB) informa que, na tarde desta sexta-feira (07/02), foi finalizada a Ação Inicial envolvendo a aeronave de matrícula PS-FEM, em Barra Funda (SP), pelos investigadores do Quarto Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (SERIPA IV), órgão regional do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA). A investigação dessa ocorrência aeronáutica continua, com o levantamento de outras informações necessárias, a fim de identificar os possíveis fatores contribuintes. O CENIPA informa ainda que, com a conclusão da Ação Inicial, os elementos essenciais para análise da investigação foram removidos pelos investigadores e a área encontra-se liberada pelo Centro. Quanto à remoção dos demais destroços e bens transportados, o artigo 88-Q do Código Brasileiro de Aeronáutica (CBA) estabelece que a responsabilidade pela retirada cabe ao explorador da aeronave. Além disso, de acordo com a Norma do Sistema do Comando da Aeronáutica (NSCA) 3-13, item 4.5.2, após a liberação do Investigador-Encarregado do CENIPA e do responsável pela investigação policial, a remoção e higienização do local serão de responsabilidade do operador ou proprietário da aeronave. Essa medida tem como objetivo prevenir danos ao meio ambiente, à segurança, à saúde, ou à propriedade de terceiros e à coletividade”.
* Com informações da Agência Brasil.