Assessora de desembargador investigado por venda de sentenças depõe na PF 4w3h3v

A ação foi autorizada pelo ministro Cristiano Zanin, do Supremo Tribunal Federal (STF) 4rcg

Uma assessora do desembargador João Ferreira Filho é alvo da Polícia Federal na operação desencadeada nesta sexta-feira (20). No início da manhã, ela foi levada para depor na sede da PF.

O nome dela ainda não foi divulgado. Segundo a PF, durante o cumprimento de um mandado de busca e apreensão, os policiais encontraram um pó branco na casa da assessora.

sede da pf em cuiaba

A operação desta sexta tem ligação com a Operação Sisamnes, deflagrada em agosto, quando os desembargadores João Ferreira Filho e Sebastião de Moraes Filho foram afastados das funções no Tribunal de Justiça do Estado de Mato Grosso (TJMT), por suspeita de envolvimento em vendas de decisões judiciais. A PF também prendeu o lobista Andreson Gonçalves, apontado como intermediário das vendas.

A ação foi autorizada pelo ministro Cristiano Zanin, do Supremo Tribunal Federal (STF).

Operação Sisamnes 2j3o43

Em agosto, os desembargadores Sebastião de Moraes Filho e João Ferreira Filho foram afastados das funções no Tribunal de Justiça do Estado de Mato Grosso (TJMT), por suspeita de envolvimento em vendas de decisões judiciais. A PF também prendeu o lobista Andreson Gonçalves, apontado como intermediário das vendas.

As investigações apontam para um suposto esquema de venda de decisões judiciais, envolvendo advogados, lobistas, empresários, assessores, chefes de gabinete e magistrados.

De acordo com as apurações, os investigados solicitavam valores para beneficiar partes em processos judiciais, por meio de decisões favoráveis aos seus interesses.

Também são investigadas negociações relacionadas ao vazamento de informações sigilosas, incluindo detalhes de operações policiais.

Por determinação do STF, foram cumpridos um mandado de prisão preventiva e 23 de busca e apreensão em Mato Grosso, Pernambuco e no Distrito Federal, além de medidas cautelares como instalação de monitoramento eletrônico, afastamento das funções públicas de servidores e membros do Poder Judiciário, sequestro, arresto e indisponibilidade de bens e valores dos investigados.

A investigação teve início a partir de dados encontrados no celular do advogado Roberto Zampieri, assassinado em dezembro de 2023, que indicavam a existência de vantagens financeiras indevidas e presentes de alto valor entregues aos magistrados em troca de decisões favoráveis.

FALE COM O PP 6s423v

Para falar com a redação do Primeira Página em Mato Grosso, clique aqui. Curta o nosso Facebook e siga a gente no Instagram.

Leia também em Segurança! 3v1j16

  1. saque automático

    Sindicatos estimam 17 mil servidores de MT afetados com descontos irregulares 394v61

    Os sindicatos que representam os servidores públicos de Mato Grosso estimam que...

  2. Operação Baal investiga grupo criminoso de roubo na modalidade 'novo cangaço', em São Paulo. (Foto: Polícia Federal)

    PF apreende 15 mil litros de diesel que seria levado para garimpo em terra indígena 6266x

    A Polícia Federal apreendeu 15 mil litros de óleo diesel que seriam...

  3. “Chegou deformada”: mãe diz que filha morta por PM em Cuiabá foi espancada 353553

  4. Aluno

    Aluna denuncia na escola padrasto que estuprou e engravidou menina de 13 anos 281x3q

    Menina que denunciou o crime também foi abusada pelo suspeito. ...

  5. Campo Grande

    Jovem que matou PM aposentado e neto é preso em Campo Grande 15695h

    O suspeito de matar a tiros o PM aposentado Nelson Carvalho Vieira,...

  6. SARGENTO ODENIL MORTO EM CUIABA

    Um ano depois, suspeito de matar PM está à solta; "Que justiça seja feita", cobra família 5l7345