Assassino de advogado esperou por 1h e atirou com pistola dentro de um isopor 3v471d
A Polícia Civil investiga o caso com a principal suspeita é que a execução tenha ligação com as atividades profissionais da vítima x3j2t
O homem que matou o advogado Roberto Zampieri na noite dessa terça-feira (5), em Cuiabá, seria um atirador profissional. Para disfarçar de uma pistola 9mm, ele teria usado uma caixa de isopor e ficado por uma hora no local esperando a vítima para cometer o assassinato, segundo informações do delegado Nilson Faria nesta quarta-feira (6).
Segundo a polícia, o atirador ficou sentado em frente ao escritório, por mais de uma hora, aguardando a vítima sair.
Durante uma coletiva de imprensa na manhã desta quarta, o delegado Nilson Farias informou que os investigadores encontraram a caixa de isopor que foi usada como disfarce para esconder a arma. O delegado acredita que o suspeito atirou com a arma de dentro da caixa. A perícia deve confirmar essa informação.
O pistoleiro seria profissional, conforme a polícia. “Pelo agrupamento e forma sequencial dos disparos, com certeza, é alguém que tem experiência na prática de tiros”, disse Faria.
“Não demonstra nenhum tipo de afobação ou desespero, estava muito tranquilo para praticar essa execução”, explicou o delegado sobre o criminoso.
O delegado afirmou que o atirador estava no local, aguardando a saída da vítima. “Quando percebeu que o advogado ia entrar no carro, veio andando sorrateiramente, de forma covarde, e executou a vítima sem falar nada. Só efetuou os disparos”.

O vidro do lado do ageiro do veículo, modelo Fiat Toro, cor branca, não era blindado e estava fechado. Todos os tiros foram dados na mesma direção, agrupados. A polícia acredita que o executor teve apoio de outras pessoas para fugir.
Conforme o delegado, a vítima tinha outro carro – que era blindado – mas por motivo desconhecido, nessa terça-feira (5) não o utilizou. A vítima não tinha feito nenhum registro recente de boletim de ocorrência. O último foi em 2021.
“Provavelmente ele nem viu o que aconteceu porque foi muito rápido”. O corpo do advogado foi retirado do banco do motorista pela Politec por volta das 23h.
A Polícia Civil investiga o caso com a principal suspeita de que a execução tenha ligação com as atividades profissionais, já que o advogado trabalhava com causas de muita relevância e altos valores. 5j712m
Tudo está sendo avaliado, e conforme a polícia, outras possíveis causas não são descartadas.
“Pela característica, foi um crime a mando de outra pessoa. Com certeza o atirador estudou a rotina de trabalho e ida para casa da vítima”, afirmou Faria. 2l2v69
Ainda não é possível dizer se o criminoso recebeu apoio na fuga, após ter sido flagrado correndo pela rua após os tiros, como mostram câmeras de segurança. A polícia trabalha para refazer o trajeto feito pelo criminoso.
As imagens captadas por circuito de segurança das proximidades mostram um homem que aparenta ter entre 25 e 30 anos atirando. “Foi um ato, provavelmente encomendado, e a pessoa (atirador) manuseava a arma muito bem, tanto que todos os disparos atingiram a vítima, na região do tronco”, disse. Nenhum dos tiros atingiu a cabeça.
O crime 4s5e3n
O advogado Roberto Zampieri foi morto a tiros, na noite desta terça-feira (5), no bairro Bosque da Saúde, em Cuiabá. De acordo com a Polícia Militar, o crime tem características de execução.
Os policiais foram acionados via Ciosp (Centro Integrado de Operações de Segurança Pública) e uma viatura, que já fazia rondas pelo bairro, foi até o local.
Quando os militares chegaram, a vítima já estava sem vida. Agentes da Politec (Perícia Oficial e Identificação Técnica), Polícia Militar e Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) foram acionados.
O suspeito do crime ainda não foi localizado. Policiais militares fazem busca pela região.
Nota da OAB 6s6z68
A Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Mato Grosso (OAB-MT) e o Conselho Federal (CFOAB) acompanham na noite desta terça-feira (6) as primeiras informações sobre a execução do advogado Roberto Zampieri, em frente ao seu escritório, no bairro Bosque da Saúde em Cuiabá.
A Ordem dos Advogados está representada no local do crime, onde a perícia inicia os trabalhos de investigação.
Também falou com a direção da Polícia Judiciária Civil, para obter informações relativas à ocorrência violenta.
A OAB-MT lamenta a morte de Roberto Zampieri, advogado atuante na Capital e no interior, e expressa condolências aos familiares, neste momento extremamente difícil e triste.
E reitera que seguirá acompanhando o caso na busca de uma resposta célere e eficaz.