Advogado Roberto Zampieri foi executado com 10 tiros em Cuiabá; entenda dinâmica u5z8
Atirador ficou de tocaia e surpreendeu advogado. Delegado acredita, inicialmente, em crime por encomenda 91k3p
O delegado Nilson Farias afirmou nesta terça-feira (5) que o advogado Roberto Zampieri foi executado com 10 disparos de arma de fogo, do tipo pistola 9 mm, por volta das 19h40 em frente ao seu escritório no bairro Bosque da Saúde, em Cuiabá.

Zampieri deixava o escritório quando foi surpreendido por um homem de boné, que disparou pelo vidro do lado do ageiro, e fugiu a pé em seguida.
O delegado afirmou que o atirador estava de tocaia no local, aguardando a saída da vítima. “Quando percebeu que o advogado ia entrar no carro, veio andando sorrateiramente, de forma covarde, e executou a vítima sem falar nada. Só efetuou os disparos”.

O vidro do lado do ageiro do veículo, modelo Fiat Toro – cor branca, estava fechado e todos os tiros foram dados na mesma direção, agrupados. A polícia acredita que o executor teve apoio de outras pessoas para fugir.
“Provavelmente ele nem viu o que aconteceu porque foi muito rápido”. O corpo do advogado foi retirado do banco do motorista pela Politec por volta das 23h.
Motivação e carro blindado 66584h
A motivação ainda é desconhecida, no entanto, o delegado disse que apura com a família mais informações da vida profissional de Zampieri.
“Era um advogado que mexia com muitas causas grandes, então não dá pra falar sobre motivação”.
Conforme o delegado, a vítima tinha outro carro – que era blindado – mas por motivo desconhecido, nesta terça-feira (5) não o utilizou.
“Ele tinha um carro blindado, mas já tem uns cinco anos que ele possui esse veículo, não é por ameaça recente. Hoje, especificamente, ele não utilizou, mas usava esse carro blindado de forma aleatória. Pelo que levantamos, não existia um receio dele. Não estava com medo de ser executado”.

As imagens captadas por circuito de segurança das proximidades mostram um homem que aparenta ter entre 25 e 30 anos atirando. “Foi um ato, provavelmente encomendado, e a pessoa (atirador) manuseava a arma muito bem, tanto que todos os disparos atingiram a vítima, na região do tronco”, disse. Nenhum dos tiros atingiu a cabeça.
A investigação, conforme o delegado, consiste em traçar a rota de fuga, por meio das imagens de câmeras de segurança do bairro, que é considerado de classe média alta.
Nota da OAB 6s6z68
A Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Mato Grosso (OAB-MT) e o Conselho Federal (CFOAB) acompanham na noite desta terça-feira (6) as primeiras informações sobre a execução do advogado Roberto Zampieri, em frente ao seu escritório, no bairro Bosque da Saúde em Cuiabá.
A Ordem dos Advogados está representada no local do crime, onde a perícia inicia os trabalhos de investigação.

Também falou com a direção da Polícia Judiciária Civil, para obter informações relativas à ocorrência violenta.
A OAB-MT lamenta a morte de Roberto Zampieri, advogado atuante na Capital e no interior, e expressa condolências aos familiares, neste momento extremamente difícil e triste.
E reitera que seguirá acompanhando o caso na busca de uma resposta célere e eficaz.