Vacinação contra a gripe é aberta para população em MS 303l10

A ampliação foi determinada diante do aumento do número de casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave; apenas bebês com menos de 6 meses não podem ser imunizados 3v1me

Toda a população sul-mato-grossense com idade a partir de 6 meses poderá se vacinar contra a gripe a partir desta terça-feira (13). A ampliação do público foi determinada pela SES (Secretaria de Estado de Saúde) diante do aumento do número de casos e de mortes por SRAG (Síndrome Respiratória Aguda Grave) no estado, especialmente entre crianças e idosos.

A medida já está vigor em Campo Grande desde o mês ado.

fila vacinacao1
Vacinação em Campo Grande (Foto: Osvaldo Nóbrega)

Os dados epidemiológicos que embasaram a decisão mostram que Mato Grosso do Sul já registrou 2.708 casos de Síndrome Respiratória e 203 mortes. Desse número, 586 pacientes foram diagnosticados com Influenza, doença que causou a morte de 68 pacientes.

Ainda conforme o levantamento, os idosos são os mais afetados e representam 48,70% das internações, seguidos por crianças de 1 a 9 anos, com 26,80%.

No caso dos idosos, a evolução para morte ocorreu em 79,40% dos casos confirmados.

Para tentar frear o número de mortes, a vacinação foi ampliada.

De acordo com o gerente de imunização da SES, Frederico Moraes, quatro fatores influenciaram na decisão: o cenário epidemiológico, a sobrecarga do sistema de saúde, a disponibilizada de dose e cobertura vacinal.

“A partir desta terça-feira, dia 13, a gente autoriza a vacinação nos 79 municípios para o público acima de 6 meses. Mas a gente reforça a vacinação nos grupo prioritário, idosos, crianças e gestantes”.

Frederico Moraes

Conforme Frederico, o estado já recebeu 100% das vacinas destinadas ao público-alvo e na próximo sexta-feira, dia 16, um novo lote deve ser distribuindo entre os municípios.

Desde o início da campanha de vacinação, em 24 de março, mais de 410 mil doses da vacina contra Influenza foram aplicadas em Mato Grosso do Sul, o que coloca o estado com a melhor cobertura vacinal do país, de acordo com dados do Ministério da Saúde, mas, ainda assim, muito abaixo do ideal.

Isso porque a cobertura vacinal entre os grupos prioritários (que são de crianças, gestantes e idosos com 60 anos ou mais) ainda está em 29,89% — a meta estabelecida do Ministério é de 90%.

Campo Grande, capital do estado, já declarou situação de emergência em saúde pública devido à alta ocupação de leitos de UTI (Unidades de Terapia Intensiva) neonatal e pediátrica em decorrência do aumento das doenças respiratórias.

FALE COM O PP 6s423v

Para falar com a redação do Primeira Página em Mato Grosso do Sul, mande uma mensagem pelo WhatsApp. Curta o nosso Facebook e nos siga no Instagram.

Leia também em Saúde! 4l6a3w

  1. Gripe aviária é confirmada em ave silvestre em Minas Gerais 3nx1t

  2. gripe aviária

    Foco de gripe aviária no RS está contido, afirma Ministro da Agricultura 6g2s1m

    Gripe aviária contamina frangos ...

  3. Dermatite atópica pode ser tratada no SUS (Foto: Marcelo Casal/Agência Brasil)

    Dermatite atópica agora pode ser tratada integralmente pelo SUS 2z3u2q

    O Governo Federal oficializou nesta terça-feira (27) a ampliação do tratamento integral...

  4. Unimed Campo Grande celebra 52 anos levando saúde à população de MS 6k503h

    Cooperativa é reconhecida por promover saúde de qualidade, ações sociais, programas preventivos...

  5. Mutirões oftalmológicos no Brasil: 20% dos pacientes tiveram sequelas, diz pesquisa 4c4p9

  6. O Hospital Central de Alta Complexidade, em Cuiabá, tem previsão para início do funcionamento em setembro deste ano. (Foto: Reprodução)

    Albert Einstein contrata profissionais para o Hospital Central em MT 1z6l4i