Unidades de saúde e atacadista vão ter vacinação em Campo Grande 1f146a

Neste sábado, 3 unidades de saúde estão aplicando desde às 7h e seguem até 17h; no domingo (4), apenas vacina contra a gripe é aplicada no atacadista 2k2w1a

Você pode encontrar vacinas da gripe e covid-19 em 3 unidades de saúde neste sábado (3) e no Fort Atacadista, na avenida Lúdio Martins Coelho, do domingo (4), em Campo Grande. Neste último local, apenas imunizantes da gripe serão aplicados.

Vacinação em CG
Vacina sendo aplicada no braço de idosa, em Campo Grande. (Foto: Itamar Silva)

Leia mais n1u6n

  1. Teste de covid-19 deixa de ser exigido para entrada no Brasil 2i3z46

  2. Médico receita sorvete para criança gripada mas será que é o certo? 6x3v5k

As 3 unidades de saúde são:

  • UBS 26 de Agosto
  • UBS Dona Neta
  • USF Moreninha

O horário deste sábado nos locais é das 7h às 17h. No domingo, a aplicação dos imunizantes no atacadista será das 8h às 14h.

Segundo a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde), Campo Grande dispõe de aproximadamente 46 mil doses da vacina contra a gripe em estoque.

Na sexta (2), o relatório de Serviço de Imunização da Sesau registrou 34,36% do público-alvo vacinado na capital de MS. O número representa 109,959 mil pessoas de um público estimado em 339 mil. No quantitativo, os idosos com 60 anos ou mais permanecem entre os que mais se vacinaram.

Na última campanha a cobertura foi muito abaixo do recomendado. Em 2022, apenas 43,4% de todo o público-alvo buscou pela vacinação.

A vacina disponibilizada pelo SUS (Sistema Único de Saúde) em todas as unidades de saúde de Campo Grande protege contra os vírus H1N1 e H3N2 da Influenza A e contra a Influenza B, sendo eficaz contra as três formas diferentes de gripe.

Covid-19 6086u

A Sesau ampliou a aplicação da dose bivalente contra a doença para toda a população acima de 18 anos, seguindo a recomendação do Ministério da Saúde. Além de estar disponível para as pessoas com comorbidades e que que tenham 12 anos ou mais; grávidas e as puérperas que deram à luz há até 45 dias, trabalhadores da saúde; população com 60 anos ou mai; indígenas aldeados e quilombolas a partir dos 12 anos de idade. É necessário o esquema vacinal completo e a última dose ter sido aplicada há pelo menos quatro meses.

O reforço também está disponível para quem finalizou o esquema primário e tem pelo menos 12 anos de idade. E quem tem 18 anos ou mais e completou o mesmo período após receber o primeiro reforço, já está apto para o segundo.

Crianças a partir de seis meses também se enquadram para iniciar o esquema vacinal. Aquelas que iniciaram o esquema com a Pfizer baby devem receber a segunda dose após um intervalo de quatro semanas e a terceira após oito semanas da dose anterior.

Leia também em Saúde! 4l6a3w

  1. Cigarro mata: uma morte a cada R$ 156 mil de lucro, aponta estudo 462g1h

    Para cada R$ 1 de lucro gerado pela indústria do tabaco no...

  2. água com gás

    Água com gás emagrece? Saiba o que é mito e o que é verdade a483f

    Entre as dúvidas mais comuns no processo de emagrecimento está a seguinte:...

  3. Gripe aviária é confirmada em ave silvestre em Minas Gerais 3nx1t

  4. gripe aviária

    Foco de gripe aviária no RS está contido, afirma Ministro da Agricultura 6g2s1m

    Gripe aviária contamina frangos ...

  5. Dermatite atópica pode ser tratada no SUS (Foto: Marcelo Casal/Agência Brasil)

    Dermatite atópica agora pode ser tratada integralmente pelo SUS 2z3u2q

    O Governo Federal oficializou nesta terça-feira (27) a ampliação do tratamento integral...

  6. Unimed Campo Grande celebra 52 anos levando saúde à população de MS 6k503h

    Cooperativa é reconhecida por promover saúde de qualidade, ações sociais, programas preventivos...