Suspeita de covid? Teste rápido agora só para casos graves em Campo Grande o5t21

Diagnóstico para covid-19 agora é feito de forma clínica, em Campo Grande 5w4x4n

O diagnóstico para covid-19 mudou em Campo Grande. Pacientes com sintomas devem ser avaliados pelo médico para receber diagnóstico clínico, nas unidades de saúde, conforme a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde).

Ou seja, não necessariamente a confirmação para a doença virá através do teste que, inclusive, está em falta em alguns postos e não há previsão de novas compras.

Design sem nome 2024 02 14T193902.226
Paciente sendo submetido ao teste rápido contra a covid-19. (Foto: Divulgação)

De acordo com a Sesau, o Ministério da Saúde diminuiu a oferta dos testes, por isso a distribuição dos mesmos às unidades de saúde também está reduzida. Até então a pasta recebia quantitativo do Ministério e paralelamente fazia compras com o estado.

No entanto, o próprio Ministério orientou a não utilização do teste rápido. Segundo a Sesau, o diagnóstico para a doença, agora, é feito de forma clínica.

O teste reagente, cujo resultado sai na hora, é o que não deve ser mais usado na Capital. Também não há previsão de compras de novas unidades.

Já o uso do teste RTPCR fica reservado aos casos mais graves e que estão dentro da janela de 3 a 8 dias de sintomas respiratórios, conforme a avaliação do médico da unidade. Vale lembrar que o RTPCR é o teste do cotonete. O material coletado é processado em laboratório e o resultado sai em até 5 dias.

Segundo a Sesau a orientação para diagnóstico clínico da doença foi feita ainda no ano ado e a capital segue usando apenas os testes que já estavam em estoque.

Com o contingenciamento do estoque, uma nota técnica reformulando o diagnóstico clínico nos postos deve ser redigida.

Nem todo mundo sabe 5s17n

Procurado pela reportagem, o Sinmed-MS (Sindicato dos Médicos de Campo Grande) informou que desconhece a nova orientação.

O médico infectologista Júlio Croda, que desde o início da pandemia acompanha todas as pesquisas referentes à covid, também informou que não está sabendo dessa recomendação de que o diagnóstico da covid-19 será feito de forma clínica, em Campo Grande.

A reportagem não conseguiu contato com o Ministério da Saúde.

Conforme o boletim epidemiológico divulgado nesta quarta-feira (14), Mato Grosso do Sul tem 457 novos casos da doença; 246 casos foram diagnosticados em Campo Grande.

FALE COM O PP 6s423v

Para falar com a redação do Primeira Página em Mato Grosso do Sul, mande uma mensagem pelo WhatsApp. Curta o nosso Facebook e nos siga no Instagram.

Leia também em Saúde! 4l6a3w

  1. Dermatite atópica pode ser tratada no SUS (Foto: Marcelo Casal/Agência Brasil)

    Dermatite atópica agora pode ser tratada integralmente pelo SUS 2z3u2q

    O Governo Federal oficializou nesta terça-feira (27) a ampliação do tratamento integral...

  2. Unimed Campo Grande celebra 52 anos levando saúde à população de MS 6k503h

    Cooperativa é reconhecida por promover saúde de qualidade, ações sociais, programas preventivos...

  3. Mutirões oftalmológicos no Brasil: 20% dos pacientes tiveram sequelas, diz pesquisa 4c4p9

  4. O Hospital Central de Alta Complexidade, em Cuiabá, tem previsão para início do funcionamento em setembro deste ano. (Foto: Reprodução)

    Albert Einstein contrata profissionais para o Hospital Central em MT 1z6l4i

  5. Sidrolândia MS

    Sidrolândia amplia suspensão de aulas após avanço de gripe e bronquiolite 4e185s

    Sidrolândia amplia suspensão de aulas em todas as escolas até o dia...

  6. Nova lei garante apoio do SUS a pais que perderam filhos 2s2e48