Startup realiza exames rápidos e atende 7 mil indígenas do Xingu q44b
Os atendimentos ocorreram em mais de 100 aldeias e 16 etnias que vivem na região nordeste de Mato Grosso 66c2u
A startup Hilab, healthtech especializada em exames de análises clínicas, fez uma missão levando tecnologia para realizar exames de indígenas do Parque Indígena do Xingu, entre os dias 28 de junho e 4 de julho. A ação de exames de sangue, que identificam e orientam tratamentos de patologias, atendeu cerca de 7 mil pessoas.

A missão é realizada em parceria com órgãos governamentais e várias ONGs dedicadas à causa dos povos originários.
A Hilab e um grupo de parceiros fazem uma expedição, levando pequenos dispositivos de tecnologia de ponta para exames rápidos. Os atendimentos ocorreram em mais de 100 aldeias e 16 etnias que vivem na região nordeste de Mato Grosso e na porção sul da Amazônia brasileira.
No serviço, os exames são realizados no modelo “point of care” e as amostras são coletadas apenas por um furinho na ponta do dedo, sem a necessidade do uso de agulhas.
Leia mais n1u6n
As amostras, depois de inseridas no dispositivo, são digitalizadas e enviadas ao laboratório central por meio de Internet das Coisas. Todos os exames am por um sistema de dupla verificação de resultados, por uma Inteligência Artificial e por um profissional de saúde que assina o laudo.

Os resultados são entregues aos pacientes em poucos minutos. De acordo com o médico Bernardo Almeida, infectologista, a agilidade no atendimento e testagem é fundamental para o diagnóstico das doenças e a tecnologia auxilia na tomada de decisões médicas, especialmente em casos de urgência ou emergência, em tempo hábil para condutas adequadas e tratamentos eficazes.
Ele frisa que o o aos serviços médicos para esse grupo, vai além da manutenção da vida e impacta na preservação de suas culturas e raízes.