Sesau vai propor uso de máscara para crianças nas escolas 41504z

A medida é um tentativa de frear casos de doenças respiratórias, que tem provocado a lotação dos leitos pediátricos em Campo Grande 414m53

Para frear casos de doenças respiratórias, que tem provocado a lotação dos leitos pediátricos em Campo Grande, a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) vai propor que crianças a partir de 3 anos de idade voltem a usar máscara no período que estiverem na escola. A restrição será discutida em reunião do Coes (Centro de Operações de Emergência em Saúde), nesta segunda-feira (10).

mascara
Uso da máscara nas escolas de Campo Grande ainda será discutido (Foto: Arquivo)

A proposta foi revelado pelo secretário Sandro Benites durante entrevista para a Morena FM. “O que vamos fazer é um apelo junto com a secretária de educação. Vamos ter uma reunião às 15 horas pra gente abordar preventivamente dentro das escolas o uso de máscara em crianças a partir dessa semana”.

Segundo o secretário, se confirmada, a medida deve valer para crianças a partir de 3 anos.

Também nesta segunda-feira será discutida a abertura de dez vagas de leito pediátrico da Santa Casa para pacientes do SUS (Sistema Único de Saúde). O acordo entre Prefeitura e o hospital hoje só depende da disponibilidade de médicos pediatras.

Durante a entrevista, o secretário explicou que os dez leitos foram montados na antiga ala pediátrica, que ou por reforma e agora pode voltar a receber pacientes, mas a falta de profissionais para manter as escalas de 24 horas é o principal desafio, não só da Santa Casa, mas de unidade particulares também.

“O desafio da Santa Casa é apresentar pra gente a escala de pediatras. Esse é um desafio para toda a rede, inclusive a rede particular. Estive ontem em dois hospitais particulares de Campo Grande, Unimed e Cassems, é uma escala fechada com quatro pediatras. Temos um número muito grande de pacientes no aguardo, o que mostra que não é ao sistema público. Estamos vivenciando isso tanto no privado como no público”.

Até semana ada, mais de 50 crianças estavam na fila de espera por atendimento especializado. Hoje, conforme o secretário, são menos de 20.

Para tentar atender todo mundo, a prefeitura tenta contratar leitos nas redes particulares, mas até o momento, apenas a Santa Casa de um hospital privado manifestou interesse na parceria.

“Nos grandes hospitais não tem possibilidade de vaga. Essa semana as unidades básica continuam funcionando das 7h às 19h e por isso faço um apelo: você que tiver uma criança com estado gripal procure uma dessas 15 unidades de saúde que você atendido de maneira mais rápida. Não tem agendamento, é como se fosse um pronto atendimento aberto”.

escalamedica

Leia mais n1u6n

  1. Campo Grande deve abrir 40 leitos para pacientes psiquiátricos em 2024 3q2p6s

  2. Reunião para tratar da abertura de leitos pediátricos será na segunda 1w6i6x

  3. Campo Grande contrata leitos privados por falta de vagas para crianças 2xg5s

Leia também em Saúde! 4l6a3w

  1. Cigarro mata: uma morte a cada R$ 156 mil de lucro, aponta estudo 462g1h

    Para cada R$ 1 de lucro gerado pela indústria do tabaco no...

  2. água com gás

    Água com gás emagrece? Saiba o que é mito e o que é verdade a483f

    Entre as dúvidas mais comuns no processo de emagrecimento está a seguinte:...

  3. Gripe aviária é confirmada em ave silvestre em Minas Gerais 3nx1t

  4. gripe aviária

    Foco de gripe aviária no RS está contido, afirma Ministro da Agricultura 6g2s1m

    Gripe aviária contamina frangos ...

  5. Dermatite atópica pode ser tratada no SUS (Foto: Marcelo Casal/Agência Brasil)

    Dermatite atópica agora pode ser tratada integralmente pelo SUS 2z3u2q

    O Governo Federal oficializou nesta terça-feira (27) a ampliação do tratamento integral...

  6. Unimed Campo Grande celebra 52 anos levando saúde à população de MS 6k503h

    Cooperativa é reconhecida por promover saúde de qualidade, ações sociais, programas preventivos...