Sesau volta a orientar que professores usem máscaras nas escolas 451e5l
Medida é para tentar conter o aumento dos casos de doenças respiratórias na capital 26b5l
A Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) vai reforçar a orientação para que os servidores das escolas municipais de Campo Grande voltem a usar máscara, e estimulem o uso do álcool em gel entre professores e alunos para tentar conter o aumento dos casos de doenças respiratórias na capital. Durante reunião do Coes (Centro de Operações de Emergência em Saúde), na tarde desta segunda-feira (10), a secretaria também informou que deve abrir novos leitos para suprir a demanda de pacientes.

As orientações da secretaria serão adas aos diretores das escolas, durante nova reunião marcada para esta terça-feira (11), comentou o secretário de saúde, Sandro Benites. Outro alerta reiterado pela secretaria é para que os servidores da educação ressaltem aos pais, para não deixar os filhos irem para a escola, caso estejam com sintomas gripais.
Também deve ser definido amanhã, a eventual abertura de mais 10 leitos de enfermaria na Santa Casa de Campo Grande para dar o tratamento adequado aos pacientes. Os 25 leitos de UTI e 91 clínicos do SUS, no município, continuam ocupados. Cerca de vinte crianças esperam por uma vaga.
Leia mais n1u6n
Desde já estão em funcionamento mais 2 leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) no Hospital Regional e 2 no HU (Hospital Universitário). Os quatro leitos não fazem parte de contratualização eles foram abertos por iniciativa das unidades hospitalares. O Hospital Regional também dispõe de outros 4 leitos de enfermaria e o HU tem outros 3. O Hospital El Kadri não vai mais disponibilizar leitos por questões de escala de pediatras, informou Sandro Benites
Ainda segundo Benites, as 15 unidades de saúde da capital com atendimento sem agendamento vão continuar operando normalmente, para atender pacientes com sintomas respiratórios. Atualmente, ainda conforme o secretário existem 10 crianças entubadas na Santa Casa de Campo Grande, 8 no HU e 8 no Regional.

Outros 4 pacientes estão entubados no pronto socorro da Santa Casa; 1 no pronto socorro do Hospital Regional e mais 1 no pronto socorro do HU. Não há entubados nas UPAs (Unidades de Pronto Atendimento) e Crs (Centros Regional de Saúde).
Alerta 182ep
Conforme o secretário, a Sesau vai seguir acompanhando os novos casos pra avaliar necessidade de abertura de algumas delas por regiões da cidade. Entre 12 de fevereiro e 10 de abril, 602 pessoas foram internadas por síndromes respiratórias agudas graves. Destes, 419 crianças de até nove anos. No mesmo período do ano ado, esse grupo representava quarenta por cento dos casos. São quatro mortes até agora pelo vírus sincial, em Campo Grande. Três entre bebês menores de um ano.