Órgão de paciente que morreu em Cuiabá vai beneficiar morador de Brasília 61f2h
Decisão de doar fígado foi tomada após família ser informada da morte encefálica do paciente. e262z
Na tarde desta sexta-feira (23), a Central Estadual de Transplantes realizou o terceiro processo de captação de órgão coordenado pela equipe estadual em 2022. O doador é um paciente que teve morte encefálica, em um hospital particular de Cuiabá.

A doação vai beneficiar um paciente do Distrito Federal, que agora, ganha uma nova chance de vida, ao receber o fígado doado.
O protocolo teve início após notificação da morte encefálica, na terça-feira (20). Após os procedimentos necessários, e a família comunicar e opção pela doação, foi feita a oferta para a Central Nacional de Transplantes, que realizou a busca e identificou um receptor compatível para o fígado.
Nesta sexta, uma equipe captadora do Distrito Federal se deslocou até Cuiabá para realizar a cirurgia de retirada do órgão. O fígado foi captado no período da tarde e a equipe da Semob (Secretaria de Mobilidade Urbana) prestou e para garantir o transporte rápido e seguro do órgão e da equipe no trajeto do hospital até o Aeroporto Marechal Rondon.
A SES (Secretaria de Estado de Saúde) tem investido na reestruturação da Central Estadual de Transplantes com ampliação da equipe, implantação da Comissão intra-hospitalar de doação de órgãos e tecidos para transplante e capacitação dos profissionais médicos dos hospitais públicos e privados da capital e interior. Essas ações visam a ampliação do número de captações de órgãos nos próximos meses.
A equipe da Central Estadual também enfatiza a importância dos hospitais notificarem todas as prováveis mortes encefálicas e fecharem este diagnóstico; este é um direito do paciente e, uma vez que diagnosticada a morte encefálica, é possível ofertar à família a possibilidade da doação de órgãos e tecidos.
Leia mais n1u6n
Sobre transplantes em MT 2r6b16
Atualmente, os pacientes de Mato Grosso que precisam de transplante de rim e outros órgãos, como fígado, pâncreas e coração, são encaminhados pelo serviço de Tratamento Fora Domicílio do Sistema Único de Saúde (SUS) para serem transplantados em outros estados.
O transplante de córneas, porém, pode ser feito em Mato Grosso. Até outubro de 2022, foram realizados 165 transplantes de córnea no Estado.