Novo medicamento Spravato deve ser coberto pelo SUS e Plano de Saúde 104k4c

Spravato é istrado por via nasal (spray) e sob supervisão médica 2x2x6u

A incidência da depressão maior no Brasil é alta. De acordo com dados da OMS (Organização Mundial da Saúde), cerca de 5,8% da população brasileira sofre com esse transtorno, ou seja, 12 milhões de pessoas.

Spravato correto

Também conhecida como transtorno depressivo maior, ela é caracterizada por episódios persistentes de tristeza, perda de interesse ou prazer, alterações no sono e no apetite, fadiga, baixa ansiedade e dificuldades de concentração. É uma condição clínica grave que afeta significativamente a qualidade de vida e o funcionamento diário das pessoas que sofrem com ela.

Existem diversas formas de tratamento para a depressão maior, que podem incluir psicoterapia, como a terapia cognitivo-comportamental, e o uso de medicamentos antidepressivos. Em casos mais graves e resistentes aos tratamentos convencionais, pode ser considerada a terapia eletroconvulsiva (ECT) ou a estimulação magnética transcraniana (EMT) como opções terapêuticas já conhecidas há bastante tempo.
Nesse cenário, surge também o novo medicamento, Spravato, como a esperança dos pacientes que sofrem com depressão maior.

Leia mais n1u6n

  1. Planos de saúde terão reajuste de até 9,63% 4h38y

  2. O reajuste abusivo dos planos de saúde coletivos – parte final 391j16

  3. O reajuste abusivo dos planos de saúde coletivos – parte 1 176fk

Genericamente conhecido como esketamina, ele foi aprovado pela “Food and Drug istration” (FDA) nos Estados Unidos em 2019, como um tratamento adjuvante em casos de depressão resistentes ao tratamento convencional. No Brasil, foi aprovado pela ANVISA em 2022.

O Spravato é istrado por via nasal (spray) e sob supervisão médica. Infelizmente, ele não é coberto pelos planos de saúde ou pelo SUS (Sistema Único de Saúde). Por essa razão, os pacientes precisam recorrer à Justiça para ter o ao medicamento.

O Supremo Tribunal Federal já decidiu que a União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios são solidariamente responsáveis nas demandas prestacionais na área da saúde, como fornecimento de medicamentos. Isso significa que o paciente com depressão maior, resistente a outros medicamentos, pode ajuizar uma ação judicial contra o Município em que reside, contra o Estado ou contra a União, para que forneçam o Spravato.

Relativamente aos Planos de Saúde, a Lei 14.454, de 2022, determina a cobertura do tratamento médico sobre o qual exista comprovação da eficácia, à luz das ciências da saúde, baseada em evidências científicas e plano terapêutico. É o caso do Spravato como tratamento para depressão.

Quem tem ou teve depressão sabe o quanto ela pode ser prejudicial à qualidade de vida. Se você tem um familiar ou amigo que esteja sofrendo com esse transtorno, compartilhe este artigo, porque provavelmente ele não sabe que existe o medicamento Spravato.

E como a depressão muitas vezes retira a força de vontade da pessoa, incentive-o a procurar um advogado especialista para ter o ao tratamento.

Um abraço a até a próxima semana.

Leia também em Saúde! 4l6a3w

  1. Bebê de seis meses morreu após cair de cômoda em Sorriso. (Foto: Ilustrativa)

    Mãe que perdeu bebê para bronquiolite faz apelo emocionante em vídeo 4l6s4z

    O bebê, de 29 dias, estava internado na Santa Casa de...

  2. Descartado caso suspeito de gripe aviária em MS 5x364t

    caso suspeito de gripe aviária em um animal de uma propriedade em...

  3. Criação de ala indígena no Júlio Müller é anunciada durante visita de Lula a MT 603j4a

  4. gripe

    Gripe: cidade de MS orienta pais a não levarem crianças em eventos 2o723t

    Devido o aumento dos casos de gripe, a prefeitura de Sidrolândia recomenda,...

  5. PP

    Mesmo com decisão e protesto de marido, paciente aguarda transferência em Sorriso 265r4t

  6. Menina durante imunização (Foto: Divulgação/Ministério da Saúde)

    3 locais têm vacina da gripe neste fim de semana em Campo Grande 1k6h1p

    Saiba onde tem vacina da gripe neste sábado (24) e domingo (25)...