Mulher morre após aguardar 5 dias por vaga de UTI q4xx

Maria Divina Amaral da Silva, 68 anos, sofreu um AVC e faleceu cinco dias depois de aguardar transferência para UTI. 4h6q2s

Maria Divina Amaral da Silva, de 68 anos, morreu neste domingo (27), após ar quase cinco dias entubada na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Chapada dos Guimarães, a 65 km de Cuiabá, à espera de uma vaga numa Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

leitos de UTI
Sem leito, a mulher morreu à espera da internação adequada. (Foto: Ilustrativa/Tchélo Figueiredo – Secom/MT)

A família conseguiu uma decisão para garantir a transferência urgente, mas a Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) não cumpriu a decisão a tempo.

A luta pela vida de Maria Divina 1k3s3f

Na terça-feira (20) Maria Divina sofreu um Acidente Vascular Cerebral (AVC) e foi levada às pressas para a UPA de Chapada dos Guimarães. Como seu estado era gravíssimo, os médicos recomendaram internação imediata em UTI. No entanto, nenhum leito estava disponível no município, nem em Cuiabá, obrigando a família a entrar na fila de espera do sistema de regulação estadual.

Enquanto isso, a saúde da idosa se deteriorava: ela sofreu duas paradas cardíacas, várias quedas de pressão e dependia de respiração artificial. Desesperados, os familiares buscaram ajuda jurídica e, na quarta-feira (22), obtiveram uma decisão da Justiça determinando que o Estado providenciasse a transferência imediatamente.

“Acreditamos que, com a decisão judicial, ela fosse levada para um hospital com UTI ainda na quarta-feira. Mas nada foi feito. amos mais um dia inteiro vendo ela piorar, sem nenhum e adequado”, relatou Valdemar Manoel, genro da vítima.

A transferência só aconteceu na madrugada de quinta-feira (24), quase 48 horas após a ordem judicial. Quando Maria Divina chegou ao hospital já não adiantava mais.

“Ela foi levada praticamente em óbito. Se tivessem cumprido a liminar, talvez ainda houvesse chance. Mas o Estado falhou conosco”, desabafou Valdemar.

A reportagem entrou em contato com a Secretaria de Saúde de Mato Grosso que informou, em nota, que a disponibilidade de leito é feita de acordo com a necessidade de cada paciente.

A Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT), por meio da Central de Regulação, informa que foi disponibilizada uma vaga em leito de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para a paciente M.D.A.S, com e em neurocirurgia, no Hospital Metropolitano, em Várzea Grande, às 21h13 do sábado (26.04). Infelizmente a paciente veio a óbito na manhã deste domingo (27.04).

A disponibilização do leito é realizada de acordo com a vaga que atenda a necessidade específica do paciente.

FALE COM O PP 6s423v

Para falar com a redação do Primeira Página em Mato Grosso, clique aqui. Curta o nosso Facebook e siga a gente no Instagram.

Comentários (1) 3kf3p

  • Regina

    Se foi disponibilizado no sábado a noite, porque ela não foi transferida?

Leia também em Saúde! 4l6a3w

  1. Cigarro mata: uma morte a cada R$ 156 mil de lucro, aponta estudo 462g1h

    Para cada R$ 1 de lucro gerado pela indústria do tabaco no...

  2. água com gás

    Água com gás emagrece? Saiba o que é mito e o que é verdade a483f

    Entre as dúvidas mais comuns no processo de emagrecimento está a seguinte:...

  3. Gripe aviária é confirmada em ave silvestre em Minas Gerais 3nx1t

  4. gripe aviária

    Foco de gripe aviária no RS está contido, afirma Ministro da Agricultura 6g2s1m

    Gripe aviária contamina frangos ...

  5. Dermatite atópica pode ser tratada no SUS (Foto: Marcelo Casal/Agência Brasil)

    Dermatite atópica agora pode ser tratada integralmente pelo SUS 2z3u2q

    O Governo Federal oficializou nesta terça-feira (27) a ampliação do tratamento integral...

  6. Unimed Campo Grande celebra 52 anos levando saúde à população de MS 6k503h

    Cooperativa é reconhecida por promover saúde de qualidade, ações sociais, programas preventivos...