Ministério da Saúde libera 3ª dose da vacina contra covid para adolescentes 4v2z2u
A terceira dose da vacina contra a covid-19 foi liberada para adolescentes de 12 a 17 anos nesta sexta-feira (27) pelo Ministério da Saúde. Importante alertar que o intervalo entre a segunda e a terceira dose precisa ser de quatro meses. A vacina deve ser, exclusivamente, a Pfizer.

O ministério ainda vai orientar como os estados e municípios devem conduzir a aplicação, ainda sem data para começar. Cabe à pasta enviar as doses, mas cada unidade federativa tem autonomia para definir os próprios calendários de vacinação.
Recomendação 2g3s4q
Técnicos da Câmara Técnica de Assessoramento em Imunização da Covid-19 (CTAI-Covid) já haviam recomendado a medida há cerca de duas semanas. Agora, a pasta chancelou a aplicação da terceira dose no grupo após receber os últimos dados epidemiológicos que faltavam antes de bater o martelo.
Segundo as orientações do ministério, adolescentes podem receber duas doses de Pfizer ou de CoronaVac.
LEIA MAIS 24721m
Cirurgias eletivas: profissionais da Saúde tentam localizar 11 mil pacientes
A pasta, contudo, não indica a vacina produzida pelo Instituto Butantan como opção para reforço por gerar menor produção de anticorpos contra a Covid-19.
Já a AstraZeneca e a Janssen não têm aval da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para aplicação em pessoas menores de idade.