Mesmo com decisão e protesto de marido, paciente aguarda transferência em Sorriso 382aa
Com UPA superlotada e sem vaga hospitalar, paciente aguarda regulação desde o dia 19 2j4171
A paciente Maria Natalina Alfino Pereira, de 44 anos, que está internada na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Sara Akemi Ichicava, em Sorriso, a 398 km de Cuiabá, para um hospital de referência da rede pública de saúde continua sem transferência mesmo após marido realizar protesto com queima de pneus e decisão judicial dessa quinta-feira (22).
A decisão do juiz do Núcleo de Justiça Digital da Saúde Pública, Lener Leopoldo da Silva Coelho, acatou o pedido feito pela Defensoria Pública do Estado (DPE). O magistrado impôs ainda uma multa diária de R$ 5 mil em caso de descumprimento da determinação.
Segundo o processo, Maria Natalina está internada desde o dia 19 de maio, com complicações abdominais graves e apresenta sintomas como dor intensa, secreção espontânea no abdômen e incapacidade de se alimentar ou beber água.
Além disso, ela está sendo mantida em um corredor da unidade, que não possui os equipamentos necessários para atender a complexidade do caso.
A decisão obriga o Estado de Mato Grosso e o município de Sorriso a fazerem a transferência com urgência e por conta própria, garantindo ainda transporte, alimentação e estadia para a paciente e acompanhante. Foi fixada uma multa de R$ 5 mil por dia em caso de descumprimento, podendo haver bloqueio de verbas públicas.
Segundo a Prefeitura de Sorriso, a paciente segue sendo acompanhada pela equipe médica da UPA, mas até o momento não foi disponibilizada uma vaga na rede hospitalar para a transferência. Atualmente, a unidade tem 30 pacientes internados, sendo 14 em espera por regulação, assim como Maria Natalina.
Em nota, a Secretaria Estadual de Saúde informou que já recebeu a decisão judicial e está em busca de uma vaga na rede pública ou privada para garantir a transferência da paciente.
FALE COM O PP 6s423v
Para falar com a redação do Primeira Página em Mato Grosso, clique aqui. Curta o nosso Facebook e siga a gente no Instagram.