Saúde Mental 5m4268

Inveja - O desejo daquilo que não é seu 5k4tw

Vamos falar do sexto dos sete pecados capitais, a inveja, conceituada como o “desejo de possuir algo que outra pessoa possui ou de usufruir de uma situação semelhante à de outrem” 2e5w2l

Há um sentimento de ressentimento em relação ao sucesso alheio. Há também rancor com a felicidade do outro. Não há aceitação da prosperidade, do sucesso e da realização pessoal ou profissional de outrem.

Coluna sobre Saúde Mental.

A pessoa invejosa é aquela que detém uma emoção complexa e muitas vezes destrutiva, porque deseja algo que não é seu, que pertence a alguém que, geralmente, é de sua convivência, apesar de que, algumas vezes, o detentor de tal coisa ou sucesso não é do seu conhecimento pessoal.

A inveja trata-se de uma emoção humana e diz respeito ao desejo de alguém ter algo que não é seu, que é de posse de outra pessoa, seja relacionado a bens materiais, status, habilidades, sucesso financeiro, social ou profissional, ou êxito nos relacionamentos.

Leia mais n1u6n

  1. Gula – Um mal insaciável 11t4y

O invejoso é uma pessoa descontente e insatisfeita, vive uma competição que, muitas vezes, é somente sua. Compara sua vida com a vida da pessoa por ele invejada, vendo esta como possuidora de qualidades e conquistas que julga que ele próprio não tem e que gostaria de que fossem suas.

A inveja pode manifestar-se de forma explícita ou de modo sutil. No último caso, o invejoso sente apenas algum desconforto, em vez do claro rancor que ocorre na forma explícita. Há um menosprezo das próprias conquistas e supervalorização das conquistas dos outros, uma verdadeira distorção da realidade.

A inveja é um mal destrutivo, que desfaz amizades. O invejoso não estimula ninguém ao crescimento. Pelo contrário, ele pensa em sabotar a pessoa invejada, deseja que não consiga o que almeja ou que falhe em suas pretensões. A inveja impede que o sentimento de felicidade faça parte da vida do indivíduo invejoso, que se sente o tempo todo infeliz e insatisfeito.

Na tradição cristã, a inveja é um dos sete pecados capitais, porque desvia a pessoa invejosa da virtude e da compaixão. Na psiquiatria pode ser apenas um traço de caráter, ou um sintoma do humor ou manifestação de um transtorno da personalidade. O certo é que as consequências são negativas, uma vez que a inveja pode ser prejudicial tanto para o invejoso, quanto para quem é invejado.

O tratamento psicológico, a princípio, está indicado. Em alguns casos, há necessidade de tratamento médico psiquiátrico. A pessoa que vive a inveja, não deve permitir que esta a domine e em vez de viver comparações e competições, precisa aprender a valorizar-se e valorizar as conquistas dos outros.

A melhora do comportamento possibilita que o indivíduo invejoso e a levar uma vida mais saudável, com recuperação de amizades e das interações sociais.

Marcos Estevão

Este conteúdo reflete, apenas, a opinião do colunista Saúde Mental, e não configura o pensamento editorial do Primeira Página.

Leia também em Saúde! 4l6a3w

  1. Gripe aviária é confirmada em ave silvestre em Minas Gerais 3nx1t

  2. gripe aviária

    Foco de gripe aviária no RS está contido, afirma Ministro da Agricultura 6g2s1m

    Gripe aviária contamina frangos ...

  3. Dermatite atópica pode ser tratada no SUS (Foto: Marcelo Casal/Agência Brasil)

    Dermatite atópica agora pode ser tratada integralmente pelo SUS 2z3u2q

    O Governo Federal oficializou nesta terça-feira (27) a ampliação do tratamento integral...

  4. Unimed Campo Grande celebra 52 anos levando saúde à população de MS 6k503h

    Cooperativa é reconhecida por promover saúde de qualidade, ações sociais, programas preventivos...

  5. Mutirões oftalmológicos no Brasil: 20% dos pacientes tiveram sequelas, diz pesquisa 4c4p9

  6. O Hospital Central de Alta Complexidade, em Cuiabá, tem previsão para início do funcionamento em setembro deste ano. (Foto: Reprodução)

    Albert Einstein contrata profissionais para o Hospital Central em MT 1z6l4i