Influenciadora compartilha sua jornada com HIV positivo em Sorriso 1dyx

Atualmente ela trabalha em um hospital e vivencia na rotina o momento de surpresa, raiva e medo que o recém-diagnosticado a 1x4j1e

Para a auxiliar istrativa Leila Dayane, 36 anos, moradora de Sorriso, a 420 km de Cuiabá, o diagnóstico de HIV positivo aconteceu em 2020 durante uma bateria de exames da gestação. Nesse momento, após vivenciar um misto de emoções, resolveu se informar para informar outras pessoas no Instagram.

Design sem nome 37
Leila é portadora do vírus HIV, mas com medicações vive de forma saudável. (Foto: Reprodução)

Segundo o Ministério da Saúde, o HIV é um vírus transmitido por meio de relações sexuais sem proteção, com uma pessoa infectada, também pelo contato com objetos contaminados como alicates de unha e seringas, e de mãe para filho durante a gravidez.

No caso de Leila, a medicação e as informações que adquiriu, serviram para que ela tivesse o seu bebê HIV negativo e seguisse com uma vida normal, sem restrições.

“Nos anos 1980, ter HIV positivo era sinônimo de morte, e eu percebi por meio da leitura, das informações disponíveis, que as coisas mudaram. Divulgar o meu exame positivo serviu para que outras pessoas com o mesmo diagnóstico se inspirassem e buscassem ajuda de verdade,” ressalta Leila.

Atualmente ela trabalha em um hospital e vivencia na rotina o momento de surpresa, raiva e medo que o recém-diagnosticado a. Para Leila, o preconceito é o principal desafio nesse momento.

“Muitos não querem saber da medicação, rejeitam o tratamento por estarem com medo do preconceito que podem sofrer. Alguns chegam em estado crítico da doença no hospital por não aceitarem conviver com um vírus que pode ser indetectável.”

O SUS (Sistema Único de Saúde) oferece, gratuitamente, 22 medicamentos para os pacientes com HIV/Aids. No mundo todo, o ultimo mês do ano é conhecido como Dezembro Vermelho devido à campanha de conscientização sobre as formas de contágio e tratamento do HIV.

O Governo de Mato Grosso lança nesta terça-feira (5) uma unidade SAE (Serviço de Atendimento Especializado) em Cuiabá, que oferecerá o atendimento especializado integral, em caráter ambulatorial, aos usuários diagnosticados com HIV/AIDS, Hepatites Virais e outras infecções sexualmente transmissíveis (ISTs).

Leia mais n1u6n

  1. Sábado terá vacinação itinerante e em três unidades de saúde 666h4c

  2. STF forma maioria para manter intervenção na Saúde; Gilmar pede vista 6m4bb

FALE COM O PP 6s423v

Para falar com a redação do Primeira Página em Mato Grosso, clique aqui. Curta o nosso Facebook e siga a gente no Instagram.

Leia também em Saúde! 4l6a3w

  1. Gripe aviária é confirmada em ave silvestre em Minas Gerais 3nx1t

  2. gripe aviária

    Foco de gripe aviária no RS está contido, afirma Ministro da Agricultura 6g2s1m

    Gripe aviária contamina frangos ...

  3. Dermatite atópica pode ser tratada no SUS (Foto: Marcelo Casal/Agência Brasil)

    Dermatite atópica agora pode ser tratada integralmente pelo SUS 2z3u2q

    O Governo Federal oficializou nesta terça-feira (27) a ampliação do tratamento integral...

  4. Unimed Campo Grande celebra 52 anos levando saúde à população de MS 6k503h

    Cooperativa é reconhecida por promover saúde de qualidade, ações sociais, programas preventivos...

  5. Mutirões oftalmológicos no Brasil: 20% dos pacientes tiveram sequelas, diz pesquisa 4c4p9

  6. O Hospital Central de Alta Complexidade, em Cuiabá, tem previsão para início do funcionamento em setembro deste ano. (Foto: Reprodução)

    Albert Einstein contrata profissionais para o Hospital Central em MT 1z6l4i