Saúde Mental 5m4268

Gula – Um mal insaciável 11t4y

A busca incessante, mais do que o necessário, por comida e bebida, tem como consequência não apenas o ganho considerável de peso, como também o grande desperdício de alimentos perecíveis não consumidos 4s425t

A Gula é um dos sete pecados capitais, o quinto que estamos abordando. Sua característica maior é o desejo insaciável e descontrolado por comida, bebida e prazeres materiais. É a busca excessiva desse desejo, sem qualquer controle externo ou interno, com verdadeiro desregramento alimentar.

A gula é a procura exagerada por alimentos, independente da sensação de fome. Há falta de controle ou moderação, há apenas o desejo de alimentar-se mais e mais, até a plenitude gástrica, quando não mais a ingerir qualquer nutriente.

A busca incessante, mais do que o necessário, por comida e bebida, tem como consequência não apenas o ganho considerável de peso, como também o grande desperdício de alimentos perecíveis não consumidos.

Há apenas um apego exagerado do indivíduo guloso aos prazeres materiais, principalmente à comida, sem qualquer disciplina ou preocupação com pessoas que, porventura, possam precisar de um pouco do que ele consome.

O prazer da gula é a própria gratificação imediata nos momentos de alimentação, a voracidade por guloseimas e sabores diversos, acima da sensação de fome e apenas pelo prazer de comer e beber sem limites.

O guloso ou glutão torna-se escravo de seus próprios desejos. Como negligencia os limites do próprio corpo, ele começa cedo a apresentar problemas de saúde física e mental. O excesso alimentar provoca obesidade e outras doenças.

No cristianismo, a gula é vista como um pecado porque representa a ausência de autocontrole e o apego exagerado aos prazeres terrenos. Não existe apenas a apreciação do alimento, nem a gratidão por tê-lo à mesa, existe sim o exagero alimentar, o desequilíbrio quantitativo e o desperdício.

Leia mais n1u6n

  1. Setembro Amarelo – A luta a favor da vida d223z

Na Psiquiatria pode tratar-se de um transtorno alimentar. Aquele que desenvolve a gula, precisa reconhecê-la como anormal. Só assim será capaz de buscar ajuda profissional de acordo com suas necessidades de corpo e mente. Provavelmente ele necessitará de diferentes áreas da medicina, psicologia, nutrição e educação física.

O tratamento tem como objetivo orientar o sujeito guloso a apreciar a comida de forma saudável e equilibrada, cuidando melhor do corpo e da mente e evitando o desperdício alimentar.

A moderação no consumo de comida e bebida torna o indivíduo que desenvolveu a gula mais saudável, valorizando o alimento que põe à mesa, tanto qualitativa como quantitativamente, com equilíbrio entre o prazer e a responsabilidade com a saúde própria e com o próximo.

FALE COM O PP 6s423v

Para falar com a redação do Primeira Página em Mato Grosso do Sul, mande uma mensagem pelo WhatsApp. Curta o nosso Facebook e nos siga no Instagram.

Este conteúdo reflete, apenas, a opinião do colunista Saúde Mental, e não configura o pensamento editorial do Primeira Página.

Leia também em Saúde! 4l6a3w

  1. Cigarro mata: uma morte a cada R$ 156 mil de lucro, aponta estudo 462g1h

    Para cada R$ 1 de lucro gerado pela indústria do tabaco no...

  2. água com gás

    Água com gás emagrece? Saiba o que é mito e o que é verdade a483f

    Entre as dúvidas mais comuns no processo de emagrecimento está a seguinte:...

  3. Gripe aviária é confirmada em ave silvestre em Minas Gerais 3nx1t

  4. gripe aviária

    Foco de gripe aviária no RS está contido, afirma Ministro da Agricultura 6g2s1m

    Gripe aviária contamina frangos ...

  5. Dermatite atópica pode ser tratada no SUS (Foto: Marcelo Casal/Agência Brasil)

    Dermatite atópica agora pode ser tratada integralmente pelo SUS 2z3u2q

    O Governo Federal oficializou nesta terça-feira (27) a ampliação do tratamento integral...

  6. Unimed Campo Grande celebra 52 anos levando saúde à população de MS 6k503h

    Cooperativa é reconhecida por promover saúde de qualidade, ações sociais, programas preventivos...