O foco da gripe aviária, identificado no município de Montenegro, no Rio Grande do Sul, está contido, conforme afirmou o ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Carlos Fávaro. O anúncio foi feito em audiência pública, nesta terça-feira (27), na Comissão de Agricultura e Reforma Agrária do Senado.
Após a confirmação do foco, 24 países decidiram suspender a importação de carne e ovos do Brasil por questões sanitárias. Desses, 13 suspenderam apenas a compra de aves e ovos produzidos no Rio Grande do Sul. Segundo Fávaro, com o anúncio de que o país está livre da doença, a normalidade das exportações deverá ser retomada.
“Apesar de estarmos no quinto dia útil após a desinfecção total da granja, e a 15 dias do aparecimento do foco, posso assegurar com muita tranquilidade que o foco de Montenegro está contido.”
Carlos Fávaro.
Segundo o Ministério da Agricultura, no raio de 10 quilômetros da granja afetada foram identificados 540 estabelecimentos rurais, todos já vistoriados. Além da granja onde foi detectado o foco, outras duas atuam com avicultura comercial.
“Imediatamente foram instaladas sete barreiras sanitárias e adotadas medidas de proteção aos trabalhadores. Ontem (segunda-feira), 21 casos estavam em investigação, e 10 já foram descartados hoje. Tínhamos duas granjas em análise e, agora, apenas uma continua em investigação.”
Carlos Fávaro.
O ministro ressaltou que o episódio demonstrou a eficácia do sistema sanitário do país no controle da doença.
“Se esse foco em Montenegro tivesse escapado para outras regiões do país, teríamos observado novos casos de mortalidade. Casos letais poderiam surgir em 4 ou 5 dias, mas isso não aconteceu. Ao não ocorrerem novos casos após 15 dias, isso demonstra a capacidade do sistema de controle sanitário brasileiro e como ele funcionou.”
Carlos Fávaro.
Favaro durante audiência pública. (Foto: Lula Marques/AgênciaBrasil)
Conforme o ministro, em pouco mais de 20 dias o Brasil deverá anunciar que está livre da doença. O prazo se deve a critérios sanitários:
“ados 28 dias desse período [de identificação do caso mais recente], que é o tempo de incubação do vírus, vamos anunciar novamente que o Brasil está livre da gripe aviária. E a tendência, muito forte, é que isso ocorra nos próximos 23 dias.”
Carlos Fávaro.
Com informações da Agência Brasil***
FALE COM O PP 6s423v
Para falar com a redação do Primeira Página em Mato Grosso do Sul, mande uma mensagem pelo WhatsApp. Curta o nosso Facebook e nos siga no Instagram.