Dia Mundial de Luta contra a Malária: MT já registrou mais de 17 mil casos em 10 anos 445c13

Com maior incidência na região Noroeste e áreas de garimpo, estado integra zona endêmica da doença no Brasil. Em 2025, houve queda de 44% nos casos em relação ao início de 2024. h18z

Nesta sexta-feira (25), é celebrado o Dia Mundial da Luta contra a Malária — uma data que reforça o alerta para os cuidados com a doença infecciosa que ainda afeta milhares de brasileiros todos os anos. Mato Grosso está entre os estados da área considerada endêmica para a malária, por integrar a região Amazônica, onde se concentra a maioria dos casos registrados no país.

malaria ufmt
Estudo da UFMT revela que malária atinge mais os pobres e indígenas. (Foto: Reprodução)

Segundo dados do Ministério da Saúde, a região Noroeste do estado e áreas de garimpo são as mais atingidas. Entre 2015 e 2024, Mato Grosso acumulou 17.643 casos da doença, sendo 100 deles registrados em mulheres grávidas.

O histórico da última década mostra aumento nos diagnósticos entre 2018 e 2021, com redução nos anos seguintes. Em 2024, o estado contabilizou 1.132 casos de malária. Já nos primeiros dois meses de 2025, foram registrados 184 casos, o que representa uma queda de 44% em relação ao mesmo período do ano anterior.

Em todo o país, mais de 1,5 milhão de casos de malária foram registrados nos últimos 10 anos. A faixa etária mais afetada é a de 20 a 29 anos, responsável por 20% dos diagnósticos. O perfil predominante das vítimas é masculino: 60% dos registros são em homens.

A malária é causada por parasitas do gênero Plasmodium, transmitidos pela picada do mosquito Anopheles. Os principais sintomas são febre alta, calafrios, dor de cabeça e cansaço. Sem tratamento, pode evoluir para formas graves, com complicações renais e risco de morte.

Uma nova esperança vem da ciência brasileira: uma vacina nacional contra o tipo mais comum de malária está em fase de patente e aguarda autorização de agências reguladoras para testes em humanos. A formulação já ou pela etapa pré-clínica, com resultados promissores em segurança e eficácia.

FALE COM O PP 6s423v

Para falar com a redação do Primeira Página em Mato Grosso, clique aqui. Curta o nosso Facebook e siga a gente no Instagram.

Leia também em Saúde! 4l6a3w

  1. Cigarro mata: uma morte a cada R$ 156 mil de lucro, aponta estudo 462g1h

    Para cada R$ 1 de lucro gerado pela indústria do tabaco no...

  2. água com gás

    Água com gás emagrece? Saiba o que é mito e o que é verdade a483f

    Entre as dúvidas mais comuns no processo de emagrecimento está a seguinte:...

  3. Gripe aviária é confirmada em ave silvestre em Minas Gerais 3nx1t

  4. gripe aviária

    Foco de gripe aviária no RS está contido, afirma Ministro da Agricultura 6g2s1m

    Gripe aviária contamina frangos ...

  5. Dermatite atópica pode ser tratada no SUS (Foto: Marcelo Casal/Agência Brasil)

    Dermatite atópica agora pode ser tratada integralmente pelo SUS 2z3u2q

    O Governo Federal oficializou nesta terça-feira (27) a ampliação do tratamento integral...

  6. Unimed Campo Grande celebra 52 anos levando saúde à população de MS 6k503h

    Cooperativa é reconhecida por promover saúde de qualidade, ações sociais, programas preventivos...