Cuiabá registra 1ª morte por gripe H3N2: vítima é idosa de 68 anos 313a5n
Vítima estava internada em hospital particular e morreu no dia 30 de dezembro 1b4y58
A Prefeitura de Cuiabá confirmou nesta quarta-feira (5) a primeira morte provocada por influenza H3N2. A vítima é uma idosa de 68 anos, que estava internada em um hospital particular.
Segundo a prefeitura, a mulher morreu no dia 30 de dezembro, mas a constatação de que ela estava infectada pela H3N2 se deu na terça-feira (4), por meio de confirmação do Lacen (Laboratório Central do Estado).
O hospital onde ela estava internada notificou a Vigilância Epidemiológica no dia 20 de dezembro, informando que a mulher estava com SRAG (Síndrome Respiratória Aguda Grave).

Transmissão da H3N2 601t6k
A gripe é transmitida pelas vias respiratórias, da mesma forma que a covid-19. Assim, é preciso manter cuidados de prevenção como lavar as mãos com frequência, manter distanciamento social, usar álcool em gel 70%, evitar aglomerações e utilizar máscara.
Outra recomendação é tomar as vacinas tanto contra a gripe quanto contra a covid-19, disponíveis na rede pública de saúde.
Influenza e covid 6h3m1d
Na terça-feira (4) a SMS confirmou que sete pessoas foram infectadas com influenza e covid-19 ao mesmo tempo em Cuiabá. Um paciente ainda está internado, e o caso mais grave foi de uma mulher de 34 anos que esteve internada, mas já recebeu alta.
Leia também:
Cuiabá confirma sete pessoas com dupla infecção de influenza e covid-19
Procura por atendimento médico por pessoas com gripe aumenta 60% em 2 dias em Cuiabá